Cultura & Lazer Titulo Versos regionais
‘ABCDelas’ reúne poesias de 40 mulheres do Grande ABC
Do Diário do Grande ABC
27/03/2022 | 07:00
Compartilhar notícia


A poesia feita por mulheres do Grande ABC acaba de ser reunida no livro ABCDelas, que será lançado na quarta-feira, às 19h30, no Teatro Clara Nunes, em Diadema. A coletânea reúne 40 poetas da região, moradoras nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá.

O lançamento integra o calendário dedicado ao mês da mulher. Com recursos da lei Aldir Blanc, federal, repassados ao município, o livro tem o selo da primeira editora independente de Diadema, a Clóe, dirigida pelos também poetas e pesquisadores literários Carlos André e Marcelo Torres, com o apoio do artista gráfico Pedro Padosan.

“Ao reunirmos essas 40 autoras criamos um amálgama da diversidade e força criativa. São discursos poéticos que falam do vigor criativo que permanece pulsante, mesmo neste momento confuso pelo qual passamos. Infelizmente, não pudemos incluir as cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, por impossibilidade orçamentária”, explica Carlos, destacando que o Grande ABC é, historicamente, um importante centro de produção artística, mas nos últimos anos viu arrefecer muitas de suas atividades, entre elas a literária, seja por conta das limitações impostas pela pandemia, seja pela ausência de políticas públicas.

Assim, a publicação com as vozes femininas pretende fomentar um movimento de reação a esse estado de inação cultural, apresentando ao público uma pequena, porém muito significativa, mostra do panorama poético produzido por mulheres da região. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;