Esportes Titulo
Amyr Klink inicia Mar Sem Fim
Por Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
24/01/2002 | 00:41
Compartilhar notícia


Depois de atravessar o Atlântico sozinho em um barco a remo em 1984, e navegar da Antártica ao Ártico, em 642 dias, em um barco a vela, Amyr Klink, 47 anos, começa neste final de semana o que ele entitula de Projeto Mar Sem Fim. Nesta aventura, o velejador paulista fará três expedições com uma tripulação de cinco velejadores: a primeira será exploratória para a região austral da Península Antártica e Mar de Behllinghausen; a segunda dará uma volta ao mundo para finalmente ir à China pela passagem polar norte. O projeto durará até 2003 e prevê duas paradas no Brasil entre as etapas para revisões. Na viagem, os navegadores estarão a bordo do Paratii 2, o novo veleiro de Klink, construído há pouco mais de um ano especialmente para o projeto. A embarcação foi testada em 2001 numa viagem ao Nordeste do litoral brasileiro e à Espanha.

A primeira etapa do Mar Sem Fim durará de três a quatro meses. Amyr, em seu caminho ao Atlântico Sul, poderá passar pela ilha da Geórgia do Sul, um dos lugares mais ricos em flora e fauna do continente Antártico. A chegada será em Parati, no Rio de Janeiro, ou no Guarujá, em São Paulo. “Em outubro partiremos para contornar o continente Antártico, onde iremos a alguns locais que ainda não foram cartografados”, disse.

O velejador espera o maior grau de dificuldade para a terceira fase do projeto, que começa em outubro ou novembro de 2003, rumo à China. Ele sobe o hemisfério Norte, onde decide se segue rumo Noroeste (Norte do Canadá) ou Nordeste (Sibéria). “Tudo vai depender do rigor do inverno lá”. Amyr conta que a passagem Norte do hemisfério era a rota mais usada pelo povos antigos. “Navegadores da antigüidade usavam esses caminhos até que os portugueses descobriram a rota para as Índias”. Era uma passagem também que o velejador neozelandês Peter Blake, assassinado no Amapá em dezembro de 2001, imaginava fazer neste ano. “Chegamos até a conversar de nos encontrar lá”, afirmou Amyr, que depois da passagem pretende navegar no Grand Canal, que fica entre Pequim e Hangzhon.

Segundo Amyr, o Mar Sem Fim é um sonho. Desde que atravessou o Atlântico, ele já imaginava ter o Paratii 2 e viajar o mundo com ele. “Nesse meio tempo tive três filhos, casei e fiz uma volta ao mundo”. O velejador disse que será uma grande alegria compartilhar este momento com sua tripulação: Marcos Hurodovich, capitão (skipper), que trabalha desde a construção do barco Paratii 2; José Fernandes, que além de skipper é o cozinheiro da expedição; Fábio Tozzi, médico e que já foi duas vezes à Antártica com Amyr; Edson Pinto, navegador profissional, e Fernando Bonini, administrador de Empresas e velejador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;