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E-JS1 é o carro elétrico mais barato do Brasil

Meio irmão do Up é o primeiro carro desenvolvido na parceria JAC Motors e Volkswagen

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
07/10/2021 | 00:01
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Nilton Valentim/ DGABC


O carro elétrico mais barato do Brasil surgiu da parceria entre a JAC Motors e a Volkswagen, que desde 2019 são sócios na China para a produção de veículos movidos a energia elétrica. Já está no mercado nacional o JAC E-JS1, um compacto que lembra o UP em vários aspectos, tem autonomia para 302 km com uma carga total da bateria e custa R$ 150 mil nas concessionárias da marca chinesa.

Desenvolvido para rodar na cidade, o carrinho acomoda muito bem quatro adultos. Não emite poluentes, chama atenção pelas cores vibrantes, mas se destaca mesmo é pela economia que proporciona. Segundo a fabricante, para rodar 100 km consome o equivalente a R$ 6,24. É praticamente o preço de um litro de gasolina. Se animou?

“O E-JS1é uma grande aposta. Será o carro elétrico mais barato do Brasil e atuará em um segmento absolutamente inédito, o de compacto urbano, compatibilizando a aplicação ideal para um veículo totalmente elétrico: o uso dentro da cidade”, explica Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. “Você pode usá-lo em rodovias, nas pequenas viagens? Claro que sim. Mas seu habitat natural é o trânsito urbano”.

Na apresentação do modelo, um curto deslocamento entre o bairro paulistano da Saúde e uma chácara no Riacho Grande, em São Bernardo, deu para ver que a vocação do E-JS1 é mesmo o tráfego urbano. Nas ruas, só elogios. O carro é silencioso, eficiente nas subidas e fácil de dirigir. Na Via Anchieta, descobrimos que o melhor é pegar a faixa da direita. Isso porque a velocidade é limitada a pouco mais de 110 km/h. O motivo? Minimizar o gasto de energia para poder cumprir a autonomia de 302 km.

Para os que focam a economia e querem gastar o mínimo possível com o carrinho. Habib deu uma dica infalível. “Coloca um ovo debaixo do acelerador e anda sem quebrar o ovo”. Ou seja, o segredo é pisar apenas o suficiente, sem exageros.

Com 30,2 kWh de capacidade de carga, o E-JS1 possui um rendimento além do esperado. São somente 1.180 kg de peso em ordem de marcha. Por este motivo, o motor de 150 Nm (15,3 kgfm) de torque entrega 62 cv de potência e 110 km/h de velocidade máxima.

FUTURISTA - Na dianteira, o JAC E-JS1 destaca-se pelo grupo ótico com lanternas trapezoidais invertidas, unidas por uma régua que atravessa toda a frente do carro. Para ornar com esse efeito, ele possui contornos na base do para-choque que envolvem os faróis de neblina nas extremidades. É um conjunto estilístico forte, de personalidade. Possui luzes diurnas em LED (sistema DRL de série).

Visto de lado, o JAC E-JS1 recebeu rodas de desenho exclusivo, com pneus nas medidas 165/65 R14. Já a traseira exibe lanternas mais quadradas, decretando solidez no conjunto, além de repetir os mesmos ornamentos no para-choque.

No interior são duas telas à serviço do motorista. A primeira, que é o quadro tradicional de instrumentos atrás do volante, compõe-se de uma tela de TFT de 6,2 polegadas, que concentra as informações de cruzeiro (velocidade, carga de bateria, consumo instantâneo, autonomia etc). Um console ''aéreo'' permite guardar pequenos objetivos, como um smartphone bem à mão, assim como funciona como descansa-braços. E o estofamento é de couro sintético.

Nesse console, inclusive, como é tradicional em qualquer veículo, o condutor do E-JS1 não vai encontrar o botão seletor de marcha. Por ser elétrico, o modelo não requer câmbio, sem os habituais engates mecânicos. O acionamento de sentido de marcha – para frente, identificado convencionalmente com a letra D, de drive, e para trás, pela letra R – é realizado por uma alavanca fixada na coluna de direção, à direita do volante.

Não há controles ou comandos aparentes no painel frontal. Tudo é acionado pela central multimídia (a segunda tela), oferecendo um conjunto prático, clean e de aparência futurista. Apenas à esquerda do volante concentram-se botões de necessidade mais imediata de uso, como desembaçadores e ajustes elétricos dos retrovisores externos.

O volante de direção é multifuncional: o motorista praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos

Se a intenção é descobrir os segredos da mobilidade elétrica. Pense em dar uma chance ao pequeno chinês da JAC. É bem possível que você se supreenda.




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