Nacional Titulo
Cientistas admitem erro em clonagem inédita no Brasil
Do Diário OnLine
Com Agências
30/04/2002 | 00:15
Compartilhar notícia


A primeira clonagem desenvolvida no Brasil a partir de células adultas não teve o resultado esperado pelos cientistas. Na experiência, realizada em São Paulo, as células da orelha de uma vaca adulta deram origem a um touro.

Segundo o professor José Visintin, responsável pela equipe de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, disse que há duas hipóteses para o erro na experiência: falha no laboratório ou no campo. “Dentro das minhas duas hipóteses, eu espero que nós tenhamos errado no laboratório, o que significa que nós teríamos clonado um bezerro a partir de células somáticas. Ele pode não ser o clone que esperávamos, mas pelo menos será um clone."

Visitin praticamente descartou a possibilidade de o bezerro ter sido originado das células que sua equipe retirou da orelha de uma vaca adulta, que deveriam ter sido o material genético usado para criar os embriões clonados no projeto. O que pode ter ocorrido, de acordo com ele, seria a utilização acidental de células masculinas de fetos bovinos no laboratório.

Há ainda a hipótese de a vaca ter cruzado com um touro sem que a equipe soubesse. O professor vai comparar o DNA do bezerro com aquele das células masculinas dos fetos do laboratório e com o da vaca que recebeu o clone.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;