Internacional Titulo
Iraque começa a exportar cota adicional de petróleo
Do Diário do Grande ABC
11/10/1999 | 12:23
Compartilhar notícia


O Iraque começou a exportar uma cota adicional de petróleo aprovada pelo Conselho de Segurança da Organizaçao das Naçoes Unidas, para compensar um déficit nas exportaçoes registrado no ano passado.

A primeira remessa da nova cota foi feita no domingo conforme declaraçoes do ministério do Petróleo.

Normalmente é permitido ao Iraque exportar 5,26 bilhoes de dólares a cada seis meses, obedecendo a um plano humanitário da ONU assinado para que o país possa comprar alimentos e medicamentos para sua populaçao, que sofre com os efeitos de nove anos de sançoes econômicas.

O programa começou a ser aplicado em dezembro de 1996.

No domingo o Iraque atingiu seu máximo em exportaçoes, quando cumpria a última parte do programa, que deve acabar em 20 de novembro, declarou Hans von Sponeck, diretor do programa humanitário da ONU no Iraque.

Antecipando esta data, o Conselho de Segurança concordou em 4 de outubro permitir ao Iraque exportar uma cota adicional de 3,040 bi-lhoes de dólares de petróleo até 20 de novembro.

Von Sponeck declarou que o Iraque começou no domingo a exportar as quantidades adicionais de petróleo previstas na resoluçao do Conselho de Segurança.

Devido aos baixos preços do petróleo e aos limites de produçao, o Iraque nao alcançou os 3 bilhoes de dólares em exportaçoes no ano passado.

Atualmente o país chegou ao limite mais próximo devido a alta dos preços do produto no mercado internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;