Internacional Titulo
Popularidade de Bush cai ao menor nível desde sua chegada ao poder
Da AFP
15/11/2005 | 14:00
Compartilhar notícia


O nível de popularidade do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, nunca esteve tão baixo desde sua chegada ao poder em janeiro de 2001, pois apenas 37% dos americanos aprovam sua gestão, segundo a pesquisa mais recente divulgada pela CNN/USA Today.

Convidados a comparar Bush com seu antecessor, Bill Clinton, 48% dos entrevistados disseram que confiariam mais no ex-presidente democrata do que no atual chefe da Casa Branca. Mas 36% ainda dissera que confiariam mais em Bush, de acordo com a pesquisa realizada pelo instituto Gallup e publicada na noite de segunda-feira. Em outubro, 39% dos americanos aprovavam a política do presidente.

As causas do descontentamento da população são inúmeras: a luta antiterrorista, a política externa, a situação no Iraque, os gastos federais marcados por um enorme déficit e a imigração.

Particularmente por causa de sua "guerra contra o terrorismo", Bush perdeu muito apoio, quando seus níveis mais altos de popularidade foram registrados após os atentados de 11 de setembro de 2001. O alto índice de popularidade da época garantiu sua reeleição em novembro de 2004, graças sobretudo à imagem de um chefe forte capaz de derrotar o terrorismo.

Pela primeira vez, menos da metade (48%) dos americanos aprovaram a política de Bush neste campo e 49% a criticam. A guerra no Iraque é cada vez mais questionada: 60% das pessoas entrevistadas acreditam que não ela pode ser justificada, contra 38% que pensam o contrário, ou seja, muito menos que há dois meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;