Política Titulo
Lula passa o feriado na Granja do Torto, em Brasília
Por Do Diário OnLine
15/11/2002 | 15:08
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa, Marisa Letícia, passam o feriado prolongado da República na Granja do Torto, em Brasília. Serão três dias de descanso, segundo a assessoria do Partido dos Trabalhadores (PT). Nesta sexta-feira (15), no sábado (16) e no domingo (17), Lula não tem agenda pública. Contrariando a agenda oficial, Lula, em sua chegada a Brasília, disse que vai aproveitar o tempo livre para trabalhar sobre detalhes da transição e da montagem de seu governo.

Durante o feriado, Lula e Marisa podem ter um jantar com o presidente Fernando Henrique Cardoso e dona Ruth, domingo à noite, no Palácio da Alvorada. O compromisso não está confirmado. Segundo a assessoria petista, o encontro que Lula teria nesta sexta-feira com o presidente do PSB, Miguel Arraes, foi cancelado por problemas de agenda. Uma nova reunião deve ser marcada para a próxima semana, em Pernambuco.

O petista volta a ter compromissos públicos na próxima segunda-feira, quando está marcado seu retorno a São Paulo. O presidente eleito passa o dia em reuniões com assessores e faz contatos políticos em seu escritório, no antigo comitê de campanha do PT (na Vila Mariana, zona Sul de São Paulo).

Viagem - Lula deixou seu apartamento, em São Bernardo (Grande ABC), por volta das 9h30 desta sexta-feira. No Aeroporto de Congonhas, de onde embarcou para Brasília, o presidente eleito passou 20 minutos apenas dando autógrafos e correspondendo o assédio de fãs e simpatizantes. O embarque foi por volta das 11h e a chegada a Brasília, por volta das 13h15.

O petista aproveitou para tomar cafezinho e engraxar os sapatos no saguão do aeroporto, causando alvoroço no local. Devido ao feriado, o movimento em Congonhas estava ainda mais agitado.

Tomando cafezinho, o presidente eleito disse que vai tentar repousar durante o feriado prolongado, mas reconheceu que a tarefa não é fácil. "Vou descansar se der. É difícil, porque tem muita coisa para fazer", afirmou. Ele adiantou que pretende se dedicar a pensar na montagem dos ministérios e outros detalhes de seu futuro governo.

Lula e Marisa viajaram de Brasília a São Paulo em um avião de carreira da Rio-Sul. No vôo, Lula conversou alegremente com outros passageiros e prosseguiu em sua rotina de fotos e autógrafos para fãs e simpatizantes.

Experiência - Lula e Marisa vão 'experimentar' a Granja do Torto durante o feriado. A Presidência da República colocou o Torto à disposição do petista desde o final das eleições, para que Lula se hospede sempre que for a Brasília e use o local para reuniões relativas à transição. O 'primeiro-casal', entretanto, estuda se vai morar no Torto ou no Palácio da Alvorada a partir de 2003. "Marisa vai ajudar a decidir", afirmou Lula logo que chegou a Brasília.

O Alvorada, casa de FHC nos últimos oito anos, fica no centro de Brasília e tem maior área construída. O Torto, a cerca de 10 km da região dos palácios oficiais e ministérios, em compensação, tem mais privacidade, além de instalações típicas de uma casa de veraneio – piscina ampla, campo de futebol, salão de jogos e uma grande churrasqueira. O único presidente da República a morar no Torto foi o general João Baptista Figueiredo, que era uma apaixonado por cavalos e podia usar a granja para seu hobby de equitação.

"Quero escolher para morar um lugar que me permita trabalhar mais e melhor", afirmou o presidente eleito.

Lula e Marisa chegaram ao Torto por volta das 14h. Cerca de cinco petistas, ostentando camisetas e bandeiras do partido, esperavam o presidente eleito na entrada da casa. Lula acenou para eles. Os filhos do casal chegaram no Torto por volta das 12h25.

Durante todo o feriado, estarão à disposição de Lula e sua família policiais federais, soldados do Exército e funcionários da Presidência da República.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;