Cultura & Lazer Titulo
Kadu Moliterno volta às novelas em 'Como uma Onda'
Por Danielle Araújo
Da TV Press
15/11/2004 | 10:12
Compartilhar notícia


Em Como uma Onda, Kadu Moliterno se sente em casa. Na nova novela das seis, escrita por Walter Negrão, ele interpretará o pescador Antônio Amarante, um novo papel na velha lista de personagens ligados ao mar – o surfista Billy, da novela O Pulo do Gato, de 1974, o Juba de Armação Ilimitada, de 1985, e o esportista César de Malhação, de 2002. Mesmo no último trabalho na TV, o Daniel de Celebridade, ele era um jornalista que, nas horas vagas, pegava suas ondinhas. “Se fosse um astronauta, com certeza, teria de estudar. Mas como vivo à beira-mar o tempo todo, fica mais fácil buscar essa atmosfera”, anima-se. Mas não foi o fato de voltar para a TV tão rápido que o animou. Segundo Kadu, seu personagem terá uma participação importante na trama. “Vou ter um espaço bacana. Jamais aceitaria fazer um personagem que é amigo do amigo”, diz.

O ator não esconde que já estava mesmo esperando o telefone tocar para participar da trama: “Dennis Carvalho deu uma sondada em Celebridade dizendo que o trabalho não ia parar por aí e que me chamaria para a próxima novela das seis”. De fato, Kadu aceitou a proposta praticamente de olhos fechados. O intérprete de Amarante só lamenta o horário da novela. “É uma pena ela não estar no horário das oito. Queria falar para mais de 60 milhões de pessoas”. Antes de começar a gravar, soube do diretor geral, Dennis Carvalho, que o personagem era a sua cara. Segundo o ator, a característica do personagem mais parecida com ele é ser calmo e de paz, mas não atura que se metam com ele. Amarante é líder de uma aldeia de pescadores e vive uma intensa paixão com Lavínea, personagem de Maria Fernanda Cândido. Mas logo na terceira semana de novela, o personagem desaparece no mar e é dado como morto.

O enredo da novela foi outro atrativo para o ator. A trama vai retratar a colonização açoriana em Santa Catarina e a aldeia de pescadores será exatamente um dos principais cenários. “A história é muito gostosa. Eu, que não sou de ler novela, me peguei lendo alguns capítulos”, afirma. Para Kadu, o clima das gravações está bem leve e a formação do elenco não podia ser melhor, já que mistura atores renomados com jovens inexperientes. Na sua opinião, isso torna a trama mais envolvente. O ator está bastante empolgado também com o fato de contracenar com Laura Cardoso, uma de suas atrizes preferidas.

Apesar do clima de descontração, Kadu garante que toda equipe está empenhada em desenvolver bem a trama. “Walter Negrão deve estar radiante porque o resultado das primeiras gravações está demais. Vem muita surpresa por aí”, promete. As gravações da novela são feitas nos estúdios do Projac, na Zona Oeste do Rio, em Paraty e em Florianópolis. E a rotina de viagens é o que mais complica o trabalho para Kadu, por ter de deixar de dar atenção aos três filhos, Carlos Eduardo, Lanai e Kenui. “Acho que três filhos tinham que ter três pais”, afirma, rindo.

Aos 48 anos, Kadu acredita que o atual momento simboliza uma mudança de fase na sua vida profissional. Com 34 anos de carreira (seu primeiro trabalho foi em As Pupilas do Senhor Reitor, na Tupi, em 1970) o ator acha que não vai mais interpretar nenhum galã e, sim, personagens maduros e experientes. Motivo de ânimo para se manter trabalhando. “É nessa idade que os personagens são mais fortes e contundentes. Não que outros não sejam, mas esses têm o dom da sabedoria”, diz. Na opinião do ator, outro ponto positivo é que não existem muitas pessoas para interpretar personagens mais maduros o que diminui a concorrência.

Alternativo – Desde que começou a se preocupar com a instabilidade da carreira de ator, Kadu investe numa série de projetos ligados ao esporte, à aventura e à saúde. Ele é proprietário do Centro de Saúde de Estética Reviva, em Piraí, interior do Rio. Isso além do parque de diversões Armações Ilimitadas, em Contagem, Minas Gerais, e de uma clínica de surfe, em Florianópolis. “Se não for empreendedor você pode ficar desempregado. O mundo está em crise e a Globo também. Não dá para sustentar uma família sendo só ator porque é uma profissão incerta”, explica. Segundo Kadu, o segredo do sucesso de um empresário é investir na própria imagem. “Não tem como errar assim. Por exemplo, a minha sina na terra é educação ligada a esporte, aventura e saúde”, afirma.

Unir trabalho e prazer é outra regra que o ator segue para aplicar seu dinheiro. “Não viro empresário num ramo que não conheço. Já me falaram que restaurante dá dinheiro. Só faço o que me dá prazer”, diz o ator que ainda encontra tempo para ajudar a divulgar o CD de hip hop da filha Lanai, 10 anos. “Ela já está fazendo o maior sucesso nas rádios de São Paulo”, diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;