Setecidades Titulo Após pedido da Prefeitura
Emae garante segurança na barragem da Billings

Documento ratifica condições adequadas de operacionalidade e estrutural do sistema

Por Da Redação
06/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Após cobrança de esclarecimentos sobre as condições de segurança da barragem do Rio das Pedras – que separa o braço do Rio Grande do corpo principal da Represa Billings –, a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) encaminhou, no último dia 26, laudo à Prefeitura de São Bernardo, no qual atesta as condições “adequadas de operacionalidade e de segurança estrutural” do sistema. O documento é uma resposta a ofício protocolado à empresa pelo chefe do Executivo da cidade, Orlando Morando (PSDB), junto ao prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, no fim de janeiro.

Segundo o relatório, os procedimentos de acompanhamento e verificação da segurança estrutural adotados pela empresa se baseiam em programas de inspeções visuais de superfície e subaquáticas, leituras e monitoramento dos instrumentos instalados na estrutura e manutenções preventivas e corretivas. A Emae informou ainda que a estrutura de concreto da Unidade Elevatória de Pedreira, que integra o sistema Billings, está sob manutenção, passando por novas adequações e melhorias.

“Ficamos tranquilizados com a resposta, após toda a preocupação causada pelo acidente em Brumadinho (Minas Gerais). Foi uma lição para todo o País e principalmente para o poder público, que tem obrigação de cobrar as empresas que operam esse tipo de sistema. Agimos com prudência e vamos continuar cobrando relatórios periódicos sobre as condições da barragem da Billings”, destacou Morando, ao afirmar que irá solicitar atualizações semestrais sobre a barragem.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;