Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Ação leva serviços de Saúde a bairros
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
18/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires realiza hoje, no bairro Ouro Fino, a quarta edição do programa Saúde em Dia, que promove orientações sobre melhores práticas de Saúde, além de acesso a informações sobre os serviços disponíveis na rede municipal. Diversas tendas ficarão montadas das 10h às 15h, em frente à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ouro Fino Paulista (Rodovia Índio Tibiriçá, 2.810) para atender a moradores da área.

A ação já passou pelos bairros Centro, Quarta Divisão e Parque Aliança. “A ideia é fazer uma vez por mês em cada bairro do município para aproximar a população dos serviços de Saúde, mostrando (o que as pessoas têm à disposição) e orientando-a como usar equipamentos públicos que fazem parte da rede”, fala a integrante da comissão do Saúde em Dia Nanci Garrido. “No caso de Ouro Fino, as residências são distantes (dos serviços de Saúde) e isso dificulta que as pessoas os procurem”, completou. A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem das atividades. O número de habitantes do bairro não foi informado.

No local, os munícipes poderão passar por aferição de pressão arterial e pelo chamado teste de dextro, no qual um equipamento que fura o dedo mede os níveis de glicemia (açúcar) no sangue.

Outro serviço que estará disponível é um ônibus-consultório, em parceria com o CAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer), onde serão feitas avaliações para prevenção de cânceres bucal e de pele.

As pessoas que estiverem no local também terão acesso a informações sobre como evitar série de patologias. “Equipes vão orientar sobre hanseníase, hepatite, tuberculose, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O objetivo é que as pessoas sejam multiplicadoras dessas informações”, explica Nanci. “Todo mundo pode evitar danos à Saúde por meio da prevenção”, acrescenta.

Preservativos – femininos e masculinos – serão distribuídos na ocasião.

A próxima edição do Programa Saúde em Dia já tem data e local marcados: será no dia 15 de setembro, no Jardim Caçula.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;