Nacional Titulo
Dengue
03/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC



A doença, causada pela transmissão do mosquito Aedes Aegypti, é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. Nos últimos 10 anos 3,5 milhões de casos, sendo que 12 mil de dengue hemorrágica e 900 mortes foram registradas. Os dados foram publicados pela revista inglesa The Lancet, que é uma das mais importantes publicações médicas do mundo. Os especialistas apontaram que não basta apenas realizar campanhas de prevenção. É preciso pesquisar vacinas contra a doença.

O vírus da dengue pode se apresentar de quatro maneiras diferentes, que vai desde a inaparentente, sem a presença de sintomas, que são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, cansaço e vermelhidão no corpo, chamada dengue clássica.

A dengue hemorrágica pode provocar sangramentos nasais, gengivais, urinários, gastrointestinais e uterinos e se tornar bastante grave. Se não for tratada com rapidez a do tipo hemorrágico pode levar à morte.

O quarto tipo leva a um quadro de choque, onde o portador apresenta pulso quase imperceptível, palidez, inquietação ou perda de consciência, levando a alterações neorológicas e dificuldades cardiorespiratórias, além de insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Esse tipo também pode causar morte.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;