Internacional Titulo
Padre revela homossexualidade a revista espanhola
Por Das Agências
01/02/2002 | 09:46
Compartilhar notícia


José Montero, pároco de um povoado da região de Andaluzia, na Espanha, entrou na história do país como o primeiro padre a declarar abertamente sua homossexualidade, na edição de fevereiro da revista homossexual Zero, que chegou nesta sexta-feira às bancas.

"Dou graças a Deus por ser gay", diz o título da reportagem com uma foto do pároco de Valverde del Camino, na província de Huelva. José Montero, 39 anos, explica à revista gay de Madri que só descobriu sua homossexualidade aos 31 anos, quando se apaixonou.

"Tive muitos problemas no começo, mas agora vivo bem", disse o sacerdote, que se confessa enojado pelo "silêncio e a culpabilidade" em torno da homossexualidade na Igreja. "É preciso uma defesa de dentro. De fora, não é mais difícil, é impossível. A luta de dentro inclui um fator importante: o amor à instituição", afirma o padre.

"Amo muitíssimo a Igreja e o amor tem que ser beligerante", conclui o padre José Montero. A revista Zero é a mesma publicação que, em setembro de 2000, divulgou a primeira confissão de homossexualidade por parte de um oficial do Exército espanhol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;