Política Titulo Ficará para janeiro
PT de São Caetano adia definição sobre candidatura
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
27/12/2015 | 07:47
Compartilhar notícia


A dez meses da eleição municipal, o PT de São Caetano adiou decisão e ainda não definiu se terá candidatura própria ao Paço ou se apoiará o projeto de reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). Oficialmente, a cúpula do partido sustenta a participação no páreo, mas, nos bastidores, militantes divergem sobre qual caminho seguir em 2016.

Para embaralhar mais o cenário para os petistas, a principal aposta da legenda para o ano que vem, o ex-prefeiturável Jair Meneguelli (PT) estaria se esquivando de concorrer à sucessão de Pinheiro. O petista, militante histórico do partido em São Caetano, chegou a demonstrar interesse em voltar às urnas, mas já teria desistido da empreitada. O Diário entrou em contato com Meneguelli, mas o petista se recusou a falar.

Sem o ex-prefeiturável, o nome mais ventilado é o de Ricardo Rios (PT), que ficou como primeiro suplente de vereador na eleição de 2012. O que se comenta nos bastidores, entretanto, é que o petista está de saída da sigla, seguindo os passos do vereador Pio Mielo (PT) – vai para o PMDB. Ainda que Rios ficasse, há outro obstáculo a ser superado: presidente do PT local, Márcio Della Bella não quer perder o protagonismo que conquistou no partido depois que o então vereador Edgar Nóbrega (ex-PT, hoje PDT) deixou o comando da legenda, em 2012, envolvido no polêmico caso do mensalinho, que o fez renunciar à candidatura a prefeito no meio da campanha.

Para se manter em evidência, Della Bella estaria disposto a se colocar como candidato do PT a prefeito. Fontes ouvidas pelo Diário relataram que o mandatário já confidenciou o propósito aos correligionários. Atualmente, o dirigente atua no gabinete do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).

Questionado sobre a demora na definição de candidatura ao Palácio da Cerâmica, Della Bella argumentou que a crise enfrentada pelo PT no cenário nacional – tramita na Câmara dos Deputados pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) – “tirou o clima” da militância para se debater a conjuntura municipal. “Vamos decidir sobre a eleição em janeiro”, sustentou.

O PT são-caetanense também tem tido dificuldades para montar chapa de vereadores. Além de não poder contar com Pio e com os ex-prefeituráveis Jayme Tortorello e Hamilton Lacerda – o primeiro será candidato a vereador por outra sigla e o segundo aposentou-se da política –, a legenda sofreu enxurrada de desfiliações. A maioria dos militantes migrou para partidos alinhados com o governo Pinheiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;