Setecidades Titulo Segurança
Bombeiros são capacitados em mergulho para atuarem na região
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
12/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Grande ABC conta a partir de hoje com mais 12 bombeiros capacitados em mergulho. Com esse número, o efetivo de 407 homens passa a ter 35 deles capazes de atuar em ocorrências de salvamento embaixo d’água.

Conforme explicou o comandante interino do 8º Grupamento, major Eduardo Drigo da Silva, os formandos estão preparados para todos os chamados que envolvem afogamento. “Temos uma grande área envolta pela Represa Billings e precisamos estar preparados para situações de resgate. Com esse curso, eles estão aptos para atuar em todas as ocorrências de afogamento.”

Um dos últimos casos em que o treinamento de mergulho foi necessário na região ocorreu em abril, quando dois funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) desapareceram na Billings. Os corpos deles foram encontrados poucos dias após o ocorrido.

A expectativa é que até o fim de 2016, 50 bombeiros estejam capacitados. “Eles precisam estar preparados para situações extremamente difíceis, já que esse mergulho é diferente daquele voltado ao lazer. Eles vão entrar em águas turvas e poluídas, então, é preciso preparo e equilíbrio emocional”, afirmou o major.

Na formatura, realizada na manhã de ontem em São Caetano, 15 bombeiros receberam o certificado, sendo dois deles da região central da Capital e um da Aeronáutica. O restante atuará no Grande ABC. Parte da cerimônia foi realizada dentro da piscina, onde os integrantes receberam broches dos instrutores, que passarão a usar em suas fardas.

As aulas duraram 45 dias e incluíram orientações teóricas e práticas, como instrução de salvamento no mar realizada na Ilha de Anchieta, no Litoral Norte. “Foram atividades específicas que visam a busca de outras pessoas”, disse o instrutor e subcomandante, capitão Wilson Nobuzaki Kagawa.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;