Setecidades Titulo
Voluntários testam novos remédios para enfizema e asma
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
30/03/2002 | 16:10
Compartilhar notícia


A Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, procura interessados em participar dos testes para dois novos medicamentos, de combate à enfizema pulmonar e à asma. Os testes, que são realizados em nível mundial, pretendem verificar a eficácia de produtos a serem lançados, em data ainda não definida, por um laboratório alemão e um sueco. Os dois remédios são inalatórios. Interessados devem procurar o Departamento de Pneumologia da faculdade. Não há prazo definido para o lançamento comercial das novas drogas.

“O teste prevê o tratamento gratuito com essas drogas, com acompanhamento do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade e do Ministério da Saúde”, afirmou o médico Elie Fiss, professor titular da cadeira de Pneumologia da faculdade. Os testes seguem parâmetros do FDA (Federal Drugs Admnistration), órgão do governo norte-americano responsável pelo controle e aprovação de drogas no país.

O medicamento contra enfizema – doença grave que ataca os pulmões e é fatal em 100% dos casos –, caso seja lançado comercialmente, será o primeiro específico para esta doença, de acordo com Fiss. “Atualmente, remédios para tratamento de asma são empregados para combater os efeitos da enfizema – reduzir a falta de ar e aumentar a sobrevida do paciente”, afirmou.

A enfizema é causada em 90% dos casos pelo fumo, segundo o médico. O novo remédio é um broncodilatador – atua na desobstrução dos brônquios pulmonares – e, por ser desenvolvido especificamente para a doença, evita efeitos colaterais; não prevê a cura da doença. A faculdade dispõe de 20 vagas para teste do novo remédio.

Já o medicamento de combate à asma, é um corticóide que atua na dilatação dos brônquios pulmonares a longo prazo – a vantagem do novo remédio está no fato de reduzir a quantidade de sessões de inalação nas crises de asma do paciente.

A faculdade testa atualmente outro medicamento similar, onde atende a 14 pacientes. “Podemos atender entre dez e 15 pacientes no novo teste. Para que façam parte do projeto, devem se encaixar em alguns parâmetros da pesquisa, que são definidos por dados técnicos do estágio e tipo da doença que sofrem”, afirmou Fiss.

Interessados em participar dos testes para asma e enfizema devem procurar o Departamento de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC. O telefone é 4993-5469.

Gripe – Segundo o médico, a instituição acerta fazer testes de uma vacina contra a gripe administrada por via oral – a vacina tradicional é aplicada por meio de injeção intramuscular. Não há data definida para o início do teste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;