Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Por que a cebola faz a gente chorar?


Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC

27/03/2011 | 07:03


Quando a gente corta cebola sente o olho arder e começa a chorar. Isso ocorre porque, no momento em que a faca corta pedaços desse vegetal, saem várias substâncias, como o enxofre, que evaporam e atingem os olhos. Quando esse gás (o enxofre) entra em contato com o ar torna-se ácido, causando irritação. Para se proteger, o organismo produz lágrimas para limpar o que está incomodando.

O enxofre também deixa um cheiro muito forte nas mãos e sabor ardido na comida', por isso muitos não gostam de cebola. Outros alimentos causam reação parecida, como limão e laranja, que são frutas ácidas. Assim, se espirrar uma das duas no olho, vai arder e fazer chorar.

A pimenta também pode provocar choro, mas de forma diferente. Ela tem concentração de substâncias picantes, principalmente nas sementes. Quando entra em contato com a língua, envia um sinal de desconforto ao cérebro e irrita boca, nariz e olhos (órgãos ligados entre si). Quanto mais pimenta alguém ingerir, mais chances tem de chorar e o nariz escorrer.

SEM CHORO - Há várias maneiras de evitar a choradeira. A primeira é abrir a torneira enquanto corta o vegetal ou fazê-lo dentro de uma bacia com água. Isso impede que o gás chegue até o olho. Outra dica é cortar a cebola de costas para um ventilador, para que o vento empurre o gás para a direção contrária dos olhos. Se nada disso adiantar siga o conselho de quem já tentou outras experiências: use um óculos de sol ou de natação ou congele a cebola antes de cortá-la.

 

Tempero famoso no mundo todo

A cebola é muito utilizada na cozinha do mundo inteiro, considerada a base de todos os temperos. Originária da Ásia, chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Só é ardida quando está crua; ao fritá-la bastante, torna-se mais adocicada. Dessa forma, também reduz a formação de mau hálito.

Esse alimento tem nutrientes, vitaminas e minerais, além de poucas calorias (não engorda). Aumenta as defesas do organismo, combate o envelhecimento e ajuda no controle de doenças do coração e diabetes.

A cebola se desenvolve na superfície da terra; não é raiz, como muitos pensam. A planta atinge altura máxima de 1,20 m, tem caule longo e produz flor branca. Existe ainda um tipo chamada cebolinha, colhida antes de formar a cebola, que as pessoas utilizam para temperar a comida, como a salsinha.

Esse vegetal se desenvolve ao longo de cerca de quatro meses, a partir de bulbo formado por várias camadas em escamas. Pode adquirir formato redondinho ou alongado, é esbranquiçada ou avermelhada.

 

Do que é feita e para que serve a lágrima?

A lágrima serve para manter os olhos úmidos e limpos. É formada na glândula lacrimal, que fica na parte de cima do globo ocular, composta por água, sais minerais, proteínas, muco (substância gelatinosa) e gordura.

Ao ser produzida, espalha-se com o movimento das pálpebras de abrir e fechar. Se algo cai no olho, como cílio ou poeira, a glândula é estimulada a produzir lágrimas para limpar. Atores que precisam chorar em cena podem usar o cristal japonês, feito de mentol, que arde os olhos e faz chorar.

Também choramos ao sentir dor ou tristeza. Nesse caso, o sistema nervoso central avisa os neurônios que é necessário aumentar a produção das gotinhas. O mesmo pode ocorrer diante de grande momento de felicidade. Toda emoção muito forte estimula o aumento das lágrimas; tanto que é possível chorar de rir!

A fabricação nunca para, mas diminui durante o sono. Por isso, acordamos com o olho ressecado e com remela, pois sem a parte úmida sobra apenas o muco.

 

Consultoria de Gustavo Salomão, professor de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, Fernanda Borges, professora de Nutrição da Faculdade de Medicina do ABC, e Enio Nunes, agrônomo da Secretaria Estadual da Agricultura do Rio de Janeiro



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;