Política Titulo
Aidan diz que Miriam está
mal informada sobre PAC
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
07/10/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


 

O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), aproveitou o momento pré-eleitoral para alfinetar a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em relação a suposto favorecimento na liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. O petebista sugeriu que Miriam está mal informada por sua equipe. Filiada ao PT de Santo André, a ministra iniciou agenda política na cidade para fortalecer o nome do pré-candidato oposicionista ao Paço em 2012, Carlos Grana.

Miriam Belchior disse, em visita a Santo André, que a liberação dos repasses, coordenada por ela, estaria sendo prejudicada por conta da falta de programação do município para amealhar investimentos do governo federal. Segundo Aidan, a ministra teria de fazer uma análise macro da situação e que "de repente passaram por engano algumas informações referentes a São Bernardo". "O volume de dinheiro que foi para a cidade vizinha foi oito vezes maior do que veio para cá. Se tivesse vindo para Santo André, poderiam falar que não estávamos usando bem os recursos."

O chefe do Executivo frisou que outros aspectos deveriam ser colocados na balança para calcular o desnível do processo, como o partido que comanda o município e a proximidade entre os agentes políticos. "A cidade de lá (São Bernardo) é gerida por um ex-ministro (Luiz Marinho, PT), colega dela. Aqui é de uma pessoa que concorreu com o PT e ganhou a eleição (em 2008). Por isso, temos dificuldade."

São Bernardo tem sido fortemente abastecida com repasses provenientes da União. Prova disso é que a cidade capitaneada por Marinho aparece no topo do ranking regional, conquistando desde 2009 até hoje R$ 59 milhões. O valor corresponde a mais que o dobro do que os outros seis municípios do Grande ABC juntos receberam, o que atinge R$ 57 milhões. "Estão liberando recursos, mas um pouco focado. Poderiam realmente dividir, por exemplo para Ribeirão Pires, Diadema, São Caetano", ironizou.

Tentando exemplificar que não falta projeto, o petebista salientou que Santo André foi a primeira cidade da região a conseguir oficialmente parceria com o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, à frente de outras comandadas pelo PT. "Se ela tem idéia que a gente não aproveita os recursos federais, peço que veja o Minha Casa. Temos 2.200 casas para entregar até o fim do ano que vem, o que corresponde a 14 vezes mais o que o município tem direito pelo programa." O projeto é para 1 milhão de domicílios por localidade.

Miriam não foi encontrada para comentar o assunto.

 

Petebista reafirma que não houve surpresa na Saúde

 

Mesmo diante do momento inesperado para o anúncio da saída de Nilson Bonome da Secretaria de Saúde de Santo André - no evento Outubro Rosa -, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), reafirmou que não houve surpresa no episódio, tendo em vista que a movimentação estava sendo conversada e pré-combinada com o novo titular, Antonio de Giovanni Neto, até então adjunto da Pasta.

Aidan enfatizou que Giovanni entrou na secretaria por suas mãos e que desde a época em que Bonome assumiu o comando, em janeiro, o nome do companheiro de profissão - é médico ginecologista - era cotado para comandar o posto, porém estava sendo preparado o caminho. "Hoje ele assume em sinal de respeito à sua história de vida, de 32 anos dedicados à iniciativaprivada. Mas não muda nada, só nome, o trabalho continua o mesmo."

Essa é a terceira troca no comando da Pasta. O primeiro a deixar o posto foi Leonardo Carlos de Oliveira. Na sequência Arnaldo Augusto Pereira, que acumulava a Secretaria de Planejamento e Orçamento, assumiu.

Bonome avaliou que a data para o anúncio foi apropriada. Ele se antecipou ao decreto oficial, que seria consolidada em outra ocasião. "Até pela área a que estava relacionado o evento foi o correto", defendeu. "Estou entregando a secretaria para alguém que vai fazer melhor do que eu."

Giovanni disse que desde 17 de janeiro havia o alinhamento com o ex-secretário e adiantou que até 31 de dezembro de 2012 está tudo programado. "Fizemos todo o planejamento juntos. Por isso não há surpresa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;