Cultura & Lazer Titulo Salão de Arte
Vitrine de arte

Salão de Santo André é boa amostra da produção nacional;
exposição fica em cartaz até 5 de junho, com entrada franca

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
22/04/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Em sua 38ª edição, o tradicional Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto abre hoje, às 19h, no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André. A mostra fica em cartaz até 5 de junho, sempre de terça a sábado (das 12h às 17h e 18h às 21h). A entrada é franca.

Criado em 1968 (sofreu duas interrupções ao longo do caminho), o evento é uma grande vitrine da produção artística nacional. Desde 2005, o salão homenageia o artista plástico andreense Luiz Sacilotto, morto em 2003. O escultor foi um dos maiores expoentes do movimento concretista no País.

Neste ano, a mostra premiou 24 obras de 15 diferentes artistas. Essas peças passam agora a fazer parte do acervo da Casa do Olhar. O valor total dos prêmios foi de aproximadamente R$ 30 mil. O valor também inclui o prêmio-estímulo, destinado aos artistas que o júri consideram estar num bom direcionamento, ficou em 2010 com o andreense Guilherme Callegari, 24 anos. O artista foi agraciado com R$ 2 mil. No ano passado, o contemplado também foi um artista da região: o desenhista Matias Oliveira, de São Caetano.

Além das obras premiadas, a exposição conta com outras 76 peças que o júri selecionou dentre as 1.200 inscritas. Aproximadamente 400 artistas de todo o País se candidataram para o Salão até o início de março, quando o período de inscrições foi finalizado. No ano passado, esse número foi bem maior - mais de 2.000 trabalhos de 845 artistas diferentes. "É que no ano passado estendemos um pouco as inscrições porque tivemos uma série de contratempos. Foi a única vez em que isso aconteceu e o número de trabalhos aumentou também", conta o gerente de difusão cultural, Gabriel Bianchi.

A comissão de seleção e premiação deste ano foi formado pela artista plástica andreense Sandra Cintro, o pintor Albano Afonso e o pintor e escultor Waldo Bravo. O trio foi eleito pelos próprios participantes, que, no ato da inscrição, indicam os nomes para o posto.

Sandra, Afonso e Bravo debruçaram-se sobre trabalhos que representavam as 11 categorias disponíveis para o Salão: Pintura, Desenho, Gravura, Escultura, Objeto, Performance, Instalação, Interferência, Videoarte e Fotografia.

Os 1.200 trabalhos e os cerca de 400 artistas iniciais foram reduzidos para 266 e 88, respectivamente, na segunda fase.

38º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Mostra. Abre hoje, às 19h. No Salão de Exposições (Teatro Municipal) - Praça IV Centenário.Tel.: 4433-0425 e 4992-7730 (Casa do Olhar). Estacionamento gratuito no Paço Municipal após as 17h, e aos fins de semana e feriados. Até 5 de junho. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;