Economia Titulo Preço
Insumos industriais pressionam a inflação
Por
15/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Após meses em queda, os preços dos insumos na indústria voltaram a subir e já pressionam a inflação no atacado. Levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostra que os preços de material para manufatura, considerados espécie de termômetro para mensurar o nível de atividade na indústria, acumulam alta de 1,85% nos último 12 meses até março. É a taxa de inflação mais intensa em um ano e a primeira vez em 11 meses que este tipo de produto mostra taxa positiva de preços.

O aumento é consequência do atual movimento de aquecimento na economia. Com a recuperação da demanda nos mercados doméstico e internacional, a indústria começa a retomar o nível de atividade semelhante ao do cenário pré-crise e volta a comprar de forma mais intensa insumos para produção. Isso reduz a oferta deste produto e, consequentemente, aumenta os preços.

Este não foi o primeiro levantamento da FGV a detectar sinais de uma indústria mais aquecida ao longo de 2010. No mês passado, a Sondagem de Investimentos da Indústria da Transformação já projetava alta de 14,6% na capacidade instalada, maior percentual dos últimos oito anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;