Cultura & Lazer Titulo Game
10 anos de The Sims

A série continua a ganhar fãs e se mantém como uma das principais franquias do mercado do entretenimento eletrônico

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
14/02/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


Controlar a vida das pessoas e fazer o que quiser com elas. Essa é a diversão por trás de The Sims, popular game que acaba de completar dez anos no mercado. A série continua a ganhar fãs e se mantém como uma das principais franquias do mercado do entretenimento eletrônico.

A primeira versão foi lançada em 4 de fevereiro de 2000, pela empresa norte-americana Electronic Arts. Desde então, o jogo teve mais duas edições. Sua história se baseia em fazer com que os jogadores criem seus Sims, como são conhecidos os personagens, e controlem tudo à sua volta, incluindo a escolha da profissão, a montagem de sua casa e como interagir com outros ‘avatares digitais'.

A ideia pode parecer bem simples em relação a outras opções, mas agrada a um grande número de fãs. Cerca de 125 milhões de unidades já foram vendidas em todo o mundo, rendendo mais de US$ 2,5 bilhões para seu fabricante. Hoje, The Sims pode ser encontrado em 60 países e em 22 línguas, incluindo português. "O sucesso de The Sims é algo que jogadores e a indústria dos games devem se orgulhar", diz Rod Humble, da EA Games, em comunicado da empresa.

A mais recente versão a chegar nas lojas foi The Sims 3, lançado no ano passado. Até o momento, a edição vendeu cerca de 4,5 milhões de volumes e fechou o ano de 2009 como o título para computadores mais vendido.

O site da comunidade oficial da versão disponibiliza 300 novidades de conteúdo a cada minuto para a média de 6 milhões de visitantes mensais, que devem trocar seus pontos acumulados no game pelos itens à venda. O sucesso é tanto que os downloads de conteúdo extra, como roupas e objetos, bateram facilmente a marca de 110 milhões.

Realidade virtual - Funcionando como um simulador da realidade, o diferencial do jogo é poder fazer o que bem entender no mundo virtual. "A graça é brincar um pouco de Deus, criando um personagem, uma vida. É bom se desligar e relaxar um pouco, sair do mundo real e viver como um avatar por alguns instantes", diz o estudante Leonardo Nunes, de Santo André. Ele acompanha o jogo desde o início e procura estar sempre atento a novidades.

Seu avatar se parece com ele, mas faz questão de modificar um pouco sua vida . "Geralmente, o personagem que crio é baseado em mim mesmo, mas sempre acabo inventando uma realidade alternativa. É apenas um jogo e tenho a liberdade de criar o que eu quiser. Todos nós fazemos isso de alguma forma, dentro do jogo ou não", afirma.

Para manter a atenção dos fãs, centenas de expansões e atualizações são lançadas constantemente. Novos cenários, atividades e possibilidades chegam para melhorar a atração eletrônica. Em Volta ao Mundo - o qual o andreense atualmente joga - , os Sims podem se aventurar em viagens na China, Egito e França, entre outros países. O novo pacote é Vida em Alto Estilo, que disponibiliza estilosos itens para transformar sua casa em arrojados apartamentos e mansões.

Os gráficos e a jogabilidade simples fazem com que seus jogadores o utilizem como alternativa para descansar ao invés de trabalhar sua mente em games mais complexos. "O jogo tem um público mais casual, que joga apenas para relaxar e passar o tempo", explica Nunes.

Após dez anos, o público ainda se mantém interessado nesta vida virtual. Segundo Humble, "o futuro de The Sims será muito divertido".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;