Cultura & Lazer Titulo Música
E o prêmio é da região

Competindo com grupos de todo o Brasil, duas bandas do
Grande ABC faturam troféus no Festival de Clipes e Bandas

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
29/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Todo artista independente sonha ter um videoclipe gravado, levar um prêmio por ter produzido o melhor vídeo de música autoral ou ainda ser a melhor banda entre tantas. De grupos de todo o País, dois conjuntos do Grande ABC faturaram premiações na noite de sábado, em São Paulo, no Festival de Clipes e Bandas.

Caio Andreatta (violão), Gustavo Rosseb (voz) e Léo Nicolosi (violão), do Projeto Capela, de São Bernardo, levaram com a canção Simples Assim troféu pelo melhor videoclipe de música própria - escolha do público. Os músicos concorreram com 149 grupos.

Para Rosseb, esse foi um grande passo. "Começamos 2013 com um prêmio", comemora. "Esse festival realmente abre espaço para grupos independentes", diz. Para o clipe, a banda não usou o áudio registrado em disco, mas o da própria gravação das filmagens, ao vivo. "Foi uma surpresa termos ganhado, pois não tinha superprodução", conta.

Outro premiado foi o quarteto de Santo André Thiago e os Quase Quinze. O grupo ganhou com a canção DeGringolândia o prêmio melhor banda. No total, concorreram com a deles outras 1.078 composições.

"Na primeira etapa fomos eleitos por um júri composto por Gilberto Gil, Blubell, Projota, Inocentes e Karina Buhr", conta Thiago. Ir para a final lhes rendeu tocar na sexta-feira ao lado da cantora Blubell. "Na segunda etapa, vencemos pelo voto popular", diz. As pessoas se cadastraram no site do festival e votaram pela internet.

A premiação foi comemorada sábado, no MIS (Museu de Imagem e Som). Thiago e os Quase Quinze tocaram ao lado de Karina Buhr, Inocentes e dos outros finalistas na categoria. Além das apresentações que fez - parte da premiação -, o grupo terá o videoclipe produzido pela Bossa Nova Films. Ambas as bandas terão distribuição de seus discos via iTunes, Amazon, Spotify e cdbaby.com.

Segundo Thiago, eles sempre participam de festivais com músicas "cheias de lero-lero", que tenham baião, maracatu, rock. Desta vez, mandaram uma das mais simples. "Essa música é um rock sem firula. Foi a primeira vez que demos destaque a ela. E deu certo", afirma o cantor.

"Esse momento bacana veio na hora certa, pois estamos prestes a lançar o primeiro disco. Nossa mixagem ficou pronta na quinta, e todas essas coisas bacanas aconteceram agora", diz Thiago. "Agora vamos masterizar. A arte do encarte está pronta. Prensaremos e vamos lançar no primeiro semestre."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;