Política Titulo Bom relacionamento
Na mesa diretora, PT se aproxima de Paulo Pinheiro
Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
10/01/2013 | 06:49
Compartilhar notícia


Eleito primeiro secretário da Câmara de São Caetano com aval governista, o vereador petista Pio Mielo evidencia aproximação de seu partido com o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). "Há um bom relacionamento. PT e PMDB são aliados em nível federal, não tem como ser oposição", diz o parlamentar.

A aproximação ocorre alguns meses após Pinheiro ter negado o ex-parlamentar Edgar Nóbrega (PT) para ser seu vice na eleição. Durante toda a campanha, o ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB) tentou vincular apoio do PT ao peemedebista.

Após o pleito, o PT iniciou diálogo para emplacar algum nome no primeiro escalão de Pinheiro. Pio manifestou interesse, em conversas com a assessora política do Paço, Gica Pinheiro, de ver seu partido alocado na equipe principal da administração. O peemedebista, no entanto, refutou a hipótese, mas indicou nomes ligados ao petismo da cidade.

Filho do ex-prefeiturável do PT em 2008 Jayme Tortorello, Thiago Tortorello assumiu a secretaria de Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Para não causar constrangimento à gestão Pinheiro, Jayme se desligou do PT dias antes da nomeação. Ambos negaram que o ato tenha tido intenção de evitar a vinculação da sigla à gestão.

Seguindo linha governista, Pio elogiou a condução do prefeito no pleito da Câmara que garantiu a reeleição de Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB), como presidente por unanimidade. "É posição importante, tudo que a Casa for votar vai passar por mim. Se parar para pensar, o Paulo não governa sem a minha assinatura", afirma o vereador sobre ser primeiro secretário.

 

ALIANÇA NEGADA

Durante a campanha, a ex-prefeiturável Regina Maura Zetone (PTB) passava boa parte do tempo tentando associar Pinheiro ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). O partido nunca gozou de prestígio na cidade e esse retrospecto negativo era utilizado para minar a candidatura em ascensão do peemedebista.

O episódio do ‘mensalinho', que estourou depois de divulgação de vídeo entre Edgar e o ex-secretário de Governo Tite Campanella (DEM) em agosto, passou a ser utilizado pela campanha de Pinheiro para rebater a crítica. Na gravação, a dupla teria negociado que o PT faria oposição branda a Auricchio. O parlamentar se declarava independente no Legislativo, criticava alguns secretários da administração e aliviava o ex-prefeito.

Durante um comício no segundo turno da eleição em Diadema, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao comemorar vitórias do PT no Estado, contabilizou o êxito de Pinheiro em São Caetano.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;