Diarinho Titulo Polêmica
De olho na telinha

Além de conquistar público infantil, Carrossel se tornou
motivo de polêmica pelo número de anúncios que exibe

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
04/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A novela Carrossel, do SBT, faz o maior sucesso. Há quem goste de conversar sobre os episódios e brincar de imitar os personagens. Mas o programa também tem chamado a atenção por outro motivo: o grande número de anúncios de produtos. A turma do 4º ano da Escola Stagium, de Diadema, notou isso. "Vi a propaganda de chocolate em uma cena do Carrossel e lembrei da história do livro No Tempo em que a Televisão Mandava no Carlinhos (de Ruth Rocha)", conta Jéssica Malvassora, 9 anos. Na obra, o garoto queria tudo o que via na TV. Ao comprar e comer demais o doce anunciado, ficou doente.

Isso também acontece na vida real. "Muitas coisas podem fazer mal, mas dá vontade de ter por causa do merchandising (estratégia para influenciar as pessoas a comprar algo)", afirma Pedro Andrade, 9, que descobriu o significado da palavra na escola.

Especialistas defendem que anúncios de produtos em programas e canais infantis sejam ruins. "Dá vontade de comprar algo só porque vemos alguém da novela falar que é bom. E nem sempre é assim", diz Isadora Conceição, 9. Na infância, somos influenciados com mais facilidade por personagens, artistas, bonecos e músicas que aparecem nos comerciais. Se a professora Helena, por exemplo, diz que um produto é o melhor, a gente pode acreditar sem questionar se é verdade ou não.

O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) pediu ao SBT que parasse de divulgar marcas em Carrossel. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor proíbe publicidade em programas cujo público-alvo - nesse caso, o infantil - tenha dificuldade em percebê-la. Também exige que fique claro ao telespectador quando uma cena é, na realidade, propaganda. Quem critica a novela afirma que não dá para identificar os anúncios porque estão integrados à trama. A emissora ainda não parou de mostrá-los e, agora, corre o risco de receber multa.

Se você curte Carrossel, não precisa parar de assistir. "Já aprendi que não posso ser influenciada pela televisão. Agora, é só ficar esperta", diz Ana Beatriz Lima, 9. O ideal é ver a novela acompanhado por um adulto. "Os pais podem ajudar a perceber quando é propaganda e explicar que aquele brinquedo pode não ser o melhor", diz Rafael Saraiva, 9.

 

É legal

- Os personagens mostram educação. Em geral, respeitam e obedecem a professora, dizem bom dia, boa tarde, com licença, por favor e obrigado.

- O mau comportamento de um personagem pode mostrar o que é certo ou errado.

- É oportunidade de assistir à TV com os familiares, que podem alertar quando a cena é anúncio.

- A novela valoriza a infância. Mostra que é divertido ir para a escola, brincar com os amigos e aproveitar essa fase da vida.

- Ensina que amigos podem discutir e brigar, mas depois fazem as pazes.

 

Não é bacana

- O excesso de publicidade na novela incentiva o consumismo, hábito que pode ser formado durante a infância.

- Quem não tem dinheiro para comprar os produtos anunciados na telinha pode ficar muito triste e decepcionado.

- Por ser programa infantil e de classificação livre, os pais entendem que não precisam se preocupar com o conteúdo. Por isso, muitos deixam seus filhos assistirem sozinhos. No entanto, a companhia do adulto para ver a novela é indispensável.

- Muitas vezes é preciso diferenciar situações imaginárias, que se passam na novela, do que ocorre na vida real. Na infância, essa tarefa nem sempre é fácil.

 

Saiba mais

Está marcado para 24 de novembro o Dia de Não Comprar Nada (Buy Nothing Day, em inglês). Todos os anos, a última sexta-feira de novembro é usada para protestar contra o consumismo. O movimento internacional começou em 1993 em Vancouver, no Canadá, e já está presente em 65 países.

Acredita-se que humanidade gaste um terço a mais dos recursos naturais que a Terra é capaz de renovar. Um dos motivos é que 25% da população mundial consomem acima de suas necessidades.

Crianças brasileiras são as que passam mais tempo na frente da TV, cerca de 4 horas e 54 minutos por dia.

 

Consultoria de Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana, e Maria Regina Domingues de Azevedo, psicóloga e professora da Faculdade de Medicina do ABC.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;