D+ Titulo Especial Enem
MTV está pronta
para outra. E você?

Emissora vira canal pago e muda completamente,
começando pela extinção do consagrado termo VJ

Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
29/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki


Esqueça o que você sabe sobre a MTV. A partir de terça (1º), às 21h30, emissora totalmente diferente vai ao ar, agora como canal pago (na NET é 88 e 525, na Sky é 86 e na Claro TV é 29). O grupo Abril devolveu os direitos de transmissão à Viacom, que reformulou tudinho – até saíram do tradicional prédio no Sumaré, em São Paulo, onde foi feita a primeira transmissão em 20 de outubro de 1990.

Os VJs serão chamados agora de apresentadores. “É modelo de sucesso nos Estados Unidos e acredito que vai funcionar aqui também, torço por isso. A TV de música hoje tem de ser entretenimento. Videoclipe está na internet. Os jovens precisam de programas que mostrem seus ídolos em outras situações”, acredita o produtor musical Rick Bonadio.

E Fiuk vai fazer esse papel. Ele irá comandar, ao lado do ator e comediante Patrick Maia, o Coletivation de segunda a sexta, às 21h30. No programa de uma hora, serão discutidos temas diversos como música, cinema, comportamento, cultura pop, internet. “Cada edição será diferente”, revela Patrick, de São Caetano.

Com a ajuda da cantora Talita Alves e da atriz andreense Mayara Lepre, vão fazer entrevistas, cobrir eventos (estiveram no Rock in Rio) e sediar pocket shows. O primeiro é com Demi Lovato (a gravação vai ser dia 7). “Nem acreditei quando soube disso. É demais”, diz Fiuk, animado com o novo trabalho. “Sou apaixonada pela Demi e acredito que o programa vai dar certo, porque tem muita gente que curte a participação de artistas internacionais”, acredita Gabriella Brito Gardim, 14 anos, de São Caetano.

E é para a Gabriella e para os adolescentes e jovens da geração millennials (ou Y), que a diretoria pensou a nova MTV. “Estamos preocupados com o que o público (de 15 a 30 anos) está com vontade de assistir, com o que está rolando local e globalmente e como podem interagir. Vamos falar de igual para igual”, explica Tiago Worcman, responsável pelo conteúdo e programação. “É cedo para saber até onde isso vai influenciar na qualidade dos programas. Mas entendo que o público vai mudar”, analisa o pesquisador musical Marcelo Froes.

Tiago faz questão de frisar que a música sempre será prioridade na MTV. “Está no DNA. Todos os dias serão, ao menos, cinco horas de clipes. E as bandas novas sempre terão espaço.” É pelo que torce Dani Weksler, o baterista do NX Zero. “Para a nossa banda a MTV foi muito importante, queríamos nos ver no canal. Espero que a nova emissora tenha informação, clipes, novidades e, especialmente, gente apaixonada por música fazendo para gente apaixonada por música.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;