Setecidades Titulo
Ambulatório alerta para uso inadequado de remédios
Por Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
03/12/2004 | 09:23
Compartilhar notícia


O Ambulatório de Neuropediatria da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, deu início a uma campanha de conscientização voltada aos pais e professores de crianças e adolescentes sobre o uso inadequado de medicamentos para o controle de epilepsia. É que, de acordo com levantamento realizado no próprio ambulatório, mais da metade dos pacientes que utiliza a medicação o faz sem necessidade. A campanha é coordenada pelo neuropediatra Rubens Wajnsztejn.

“O objetivo da campanha é fazer com que os pacientes reivindiquem tratamentos mais justos”, afirma o neuropediatra. “O que constatamos é que ocorrem erros de diagnósticos por parte dos neurologistas, que pedem o exame de eletroencefalograma, muitas vezes, sem necessidade. Vimos casos em que a criança apresenta um quadro de dificuldade para dormir ou falta de atenção na escola, mas recebe receita para remédios contra convulsões.”

Do total das 372 crianças avaliadas pelo Ambulatório de Neuropediatria da Faculdade de Medicina do ABC, 53% seguiam tratamentos contra-indicados. Pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que fazem tratamento neurológico poderão passar por avaliação gratuita no ambulatório. Consultas poderão ser agendadas pelo telefone 4993-5400, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h. A campanha se estenderá até o fim de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;