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País atingirá 1 milhão de carros em abril
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
17/04/2010 | 07:00
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Nunca o Brasil vendeu 1 milhão de carros tão rápido. A marca deverá ser alcançada já na próxima semana em razão das fortes vendas registradas nos primeiros dez dias úteis de abril - encerrados no dia 15, com 144.580 unidades. Este volume representa crescimento de 12,7% sobre o mês de março, melhor mês da história em vendas.

Até quinta-feira, já haviam sido comercializados 932.645 veículos - crescimento de 19,4% sobre os 781.183 vendidos no mesmo período de 2009. São 151.462 carros a mais no primeiro trimestre mais dez dias úteis de abril. No atual ritmo, o mercado necessita de cinco dias para vender 67.355 que faltam para completar 1 milhão. Para se ter uma ideia do dinamismo do mercado nacional, o Brasil venderá em 110 dias mais do que todo o ano de 1993, quando o mercado nacional foi de 903.828 unidades.

Na primeira quinzena de abril, o ritmo diário de vendas está em 14.580. Na primeira quinzena de março, o mercado estava vendendo 14.458 veículos ao dia. Apesar das vendas surpreendentes, analistas não acreditam que abril vá superar o recorde de 353.796 unidades comercializadas no mês passado. Um dos motivos é que este mês tem três dias úteis a menos que março.

Além disso, na segunda quinzena do mês anterior, as vendas dispararam, elevando o volume diário para 15.382. Só no dia 31 de março, foram vendidos 31.993 veículos - recorde absoluto para um único dia. O presidente da General Motors, Jaime Ardila, acredita que as vendas neste mês fiquem em 270 mil. Em geral, esta é a expectativa do mercado, inclusive a da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Para o presidente da entidade, Jackson Schneider, a tendência é que o mercado se acomode depois que os consumidores foram às lojas em março para aproveitar o último mês de isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). "A tendência é que o mercado se estabilize em abril."

Emplacamentos tardios de veículos comprados em março e prolongamento do desconto do IPI pelas marcas, ainda que o benefício do imposto tenha se encerrado no dia 31, são algumas das explicações para que as vendas ficassem ainda fortes na primeira quinzena deste mês.

Revendas de várias marcas, como Citroën e Honda, ainda continuam com as campanhas de descontos, inclusive neste fim de semana. Isso deve manter aquecidas as vendas pelo menos até o dia 20, quando se espera que os estoques com veículos já faturados com desconto do IPI acabem.

Com o mercado tão bom assim, previsões da indústria para 2010 devem ser facilmente alcançadas. O setor trabalha com expectativa de emplacamento de 3,4 milhões de unidades, aumento de 14% sobre as 3,1 milhões de 2009.

Esse volume fará, segundo analistas, com que o Brasil ultrapasse a Alemanha e fique com o quarto maior mercado do mundo. No momento em que vários países ainda se recuperam da crise mundial, a notícia deve alavancar novos investimentos no País e novas marcas para o mercado nacional.




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