Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 16 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Consórcio articula com Estado instalação de ambulatório regional para travestis e transexuais

Divulgação/Consórcio ABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Entidade regional pede descentralização do serviço oferecido apenas na Capital


Da Redação
Do Diário do Grande ABC

20/08/2021 | 15:42


O Consórcio Intermunicipal Grande ABC articula com o Governo do Estado a instalação de um ambulatório de saúde integral para travestis e transexuais na região. Atualmente o serviço é oferecido apenas no CRT/ Aids (Centro de Referência e Treinamento em Aids, na Capital.

A iniciativa é um pleito debatido regionalmente há mais de 10 anos e reforçado em uma das demandas apresentadas à entidade regional, em 29 janeiro, por uma comissão formada por representantes do poder público, da sociedade civil e de grupos sociais. As propostas foram discutidas em reunião promovida pelo vereador Márcio Araújo, de Mauá, com o coordenador estadual de Políticas Para a Diversidade Sexual, Marcelo Gallego.

Em 28 junho, o Consórcio ABC recebeu a médica sanitarista e coordenadora-adjunta do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Clara Gianna, e protocolou o pleito para a instalação pelo Governo do Estado do ambulatório.

A demanda fol encaminhada ao Departamento Regional de Saúde I – (DRS I), responsável por cuidar do planejamento das ações do setor na Região Metropolitana de São Paulo, e ao Centro de Apoio Regional I do Grande ABC (Cars ABC), vinculados à Secretaria Estadual da Saúde. O tema deve integrar a pauta da próxima reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), ainda neste mês.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, ressaltou que a entidade regional está trabalhando para viabilizar a instalação no Grande ABC do equipamento. “Estamos atuando junto ao Governo do Estado para a descentralização do  ambulatório de saúde integral para travestis e transexuais. A instalação de uma unidade na nossa região vai facilitar o acesso aos serviços públicos de saúde por essa população, o que significa uma melhoria do atendimento dos direitos humanos”, afirmou Acacio Miranda.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;