Internacional Titulo
Venezuela gastará US$ 232 mi em novo ramal do metrô
Por Do Diário do Grande ABC
29/10/1999 | 13:16
Compartilhar notícia


O governo venezuelano comprará de um consórcio francês, vagoes e outros equipamentos que serao utilizados na construçao de um novo ramal do metrô de Caracas. O custo total será de US$ 232 milhoes.

O consórcio de oito empresas, liderado pela companhia francesa Alstom, irá fornecer 44 vagoes, a sinalizaçao, o sistema de geradores elétricos e de proteçao contra incêndios da chamada linha 4, que terá 5,5 Km de extensao, disse um porta-voz do grupo à rede de notícias Unión Radio.

As outras empresas que formam o consórcio FRAMECA sao ANF, CSEE Transport, Matra, Cogifer, Syseca, SGTE e Spie-Enertrans, todas francesas. De acordo com estimativas da companhia Metrô de Caracas, o sistema transporta diariamente um milhao de passageiros. Entretanto, nos últimos anos, vem se deteriorando, o que tem provocado atrasos ou até mesmo a paralisaçao temporária do serviço, considerado vital nesta cidade de três milhoes de habitantes, principalmente devido a um déficit orçamentário crônico e à saturaçao dos trens do ramal principal, que atravessa a capital de leste a oeste.

A expectativa é de que a construçao da linha 4, que corre paralela às estaçoes centrais do ramal principal, revitalize o serviço e ajude a descongestionar o sistema. Espera-se que o novo ramal transporte 160 mil pessoas por dia.

A FRAMECA está ligada ao metrô de Caracas desde o início da construçao de sua primeira linha, em meados da década de 1970. Além disso, é um importante fornecedor de equipamentos para os metrôs de Buenos Aires, México, Sao Paulo e Santiago do Chile.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;