Internacional Titulo
Papa termina a Semana Santa esgotado e com andar inseguro
Por Das Agências
15/04/2001 | 15:55
Compartilhar notícia


A silhueta encurvada e o passo incerto do Papa João Paulo II, que completará 81 anos no próximo mês, revelaram neste domingo o esgotamento do sumo pontífice, que este ano teve de renunciar pela primeira vez acompanhar a pé a Via Crucis da Sexta-Feira Santa.

Como uma prova a mais de sua dificuldade para caminhar, o Papa tropeçou neste domingo de manhã ao chegar para a missa de Páscoa, perto do altar erguido em frente à Basílica de São Pedro. Já na noite deste sábado, durante a vigília pascoal, o Papa havia mostrado sinais de cansaço.

Neste domingo, o Papa desistiu de pronunciar sua bênção "urbi et orbi" (à cidade, ao mundo) do balcão central da basílica, devido à distância que teria de percorrer pelos corredores que levam à sala de bênçãos e ao balcão.

João Paulo II caminha lentamente, apoiando-se em seu bastão, que não abandona desde sua operação do fêmur, em abril de 1994.

A variante do mal de Parkinson que o afeta também constitui um problema que cada vez consegue controlar menos e já não pode deter os tremores de sua mão esquerda. Sua alocução é difícil devido a uma hemiplegia facial, o que complica a compreensão de seus sermões pelos fiéis.

O tratamento médico administrado ao Papa tem uma incidência sobre sua musculatura e reduz sua mobilidade, afirmou recentemente um de seus médicos, Gianfranco Fineschi.

O Dr. Fineschi assinalou que os múltiplos problemas de saúde do sumo pontífice, que já foi operado seis vezes, o debilitaram sensivelmente com o correr dos anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;