Política Titulo Mauá
Suzantur opera em terreno de Baltazar

Em reaproximação, grupos do transporte coletivo mantêm contrato de locação no Jd.Zaíra

Por Raphael Rocha
Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
20/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Não é somente a transação milionária de 39 ônibus que marca a reaproximação do empresário Baltazar José de Souza com o grupo Suzantur, ambos do ramo do transporte público. Há cinco anos à frente da operação dos ônibus, a Suzantur mantém garagem em terreno de propriedade do bloco de Baltazar, no Jardim Zaíra.

A Suzantur chegou em Mauá em 2013, por meio de contrato emergencial. Se instalou, por aluguel, em terreno na Rua Eugênio Negri, onde funcionava a garagem da Viação Barão de Mauá, antiga concessionária do transporte coletivo da cidade. Em 2014, a Suzantur venceu licitação aberta no governo Donisete Braga (ex-PT, atual Pros) e se manteve no imóvel.

A área tem 242,1 mil metros quadrados, em um dos bairros mais populosos de Mauá. A confirmação de que o terreno pertence ao grupo de Baltazar José de Souza está presente em um edital de leilão e intimação para venda de bens imóveis, móveis e sucatas aberto pela 6ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus, capital do Amazonas, dentro do processo de recuperação judicial das empresas ligadas a Baltazar. O documento, ao qual o Diário teve acesso, é datado de 29 de maio e está assinado pelo juiz Rosselberto Himes.

Ontem à tarde, a equipe do Diário esteve na garagem que acolhe ônibus e funcionários da Suzantur. Um dos colaboradores, que pediu para não se identificar, disse que o que se ouve é que a área é da Barão de Mauá. Não à toa que, em terreno adjacente, coletivos das empresas Eaosa e Viação Ribeirão Pires, ambas pertencentes a Baltazar, entravam e saíam do local.

“Moro aqui em frente (à garagem onde estão os ônibus da Suzantur) há bastante tempo e os moradores sabem que o Zaíra (Zaíra 5, onde fica a garagem) tem muitos terrenos que pertencem ao Baltazar”, comentou o funcionário.

Nesta semana, o Diário mostrou que os grupos Baltazar e Suzantur selaram acordo em venda de 39 ônibus, em uma negociação que pode ter alcançado R$ 5,8 milhões, conforme fontes do mercado. A transação foi confirmada por Ewerson Dias Moreira, administrador judicial do grupo Baltazar, cujas firmas estão em recuperação judicial.

Apesar de admitir o acordo para a aquisição dos veículos, Moreira descartou reaproximação. “Trata-se de coincidência. Também adquiri veículos de empresas do Rio de Janeiro, Goiânia e Brasília”, discorreu o administrador, ao classificar a relação entre as partes.

Os dois grupos entraram em rota de colisão justamente em 2013, quando o então prefeito Donisete Braga deu início ao descredenciamento das duas operadoras do sistema à ocasião – a Leblon, do Paraná, e a Viação Cidade de Mauá, de Baltazar. A Suzantur, gradativamente, assumiu as linhas administradas por essas duas companhias. Elas chegaram a participar da licitação, no ano seguinte, do transporte coletivo, mas foram desclassificadas pela Prefeitura. A Viação Cidade de Mauá procurou a Justiça, porém perdeu suas ações para retornar.

A equipe do Diário entrou em contato com Moreira e com Claudinei Brogliato, dono da Suzantur, mas nenhum deles retornou às ligações para comentar o caso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;