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Desafio de Redação propõe análise crítica do cotidiano dos estudantes

Concurso mobiliza jovens a enxergarem o que deve mudar até 2030

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
20/09/2019 | 07:00
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Nario Barbosa/DGABC


A 13ª edição do Desafio de Redação, realizada pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), incentiva jovens a analisarem aspectos do dia a dia que devem mudar para um futuro melhor. A partir do tema A Região Que Eu Quero em 2030, alunos da EE (Escola Estadual) Ayrton Senna da Silva, no Parque Terra Nova II, em São Bernardo, escreveram, ontem, sobre segurança, saúde e meio ambiente.

“O concurso mobiliza os estudantes a analisarem como a região está hoje e a refletirem, de acordo com seu ponto de vista, como isso pode melhorar no futuro”, avaliou Rosana Soncin Bianchi, vice-diretora. “Além disso, é oportunidade de treino de como passar as ideias para o papel.”

Aluno do 6º ano, Raphael Nagasawa, 11, contou que aproveitou o Desafio de Redação para praticar a escrita, uma vez que é uma ferramenta importante para conquistar a profissão dos sonhos. “Penso em estudar medicina, astrofísica ou astronomia e sei que, para isso, preciso escrever bem, o que só acontece com treino”, destacou.

O menino dissertou sobre violência e saúde. “Precisamos de mais policiamento porque temos muitos casos de assalto e, inclusive, minha casa já foi roubada uma vez”, relatou. “A cidade precisa de mais UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), pois, em alguns bairros, a unidade de atendimento é muito distante.”

Com pensamento semelhante, o colega de sala Matheus Marques, 12, destacou que gosta de escrever e o artíficio será útil para alcançar a carreira que deseja. “Pretendo ser médico ou advogado e é importante praticar para conseguir chegar lá.” 

Em sua redação, além de pedir mais segurança para 2030, com o objetivo de “andar na rua sem medo”, o jovem salientou que a região precisa estar mais limpa, com pessoas mais conscientes sobre a preservação do meio ambiente.




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