Setecidades Titulo Indicadores criminais
Região mantém estável índice de homicídios em novembro

Foram contabilizadas 14 vítimas fatais no mês passado; demais indicadores tiveram queda nas sete cidades

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
22/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Após três meses em alta na região, o número de vítimas de homicídios voltou a ficar estável nas sete cidades em novembro, segundo levantamento divulgado ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado. No período, foram registradas 14 ocorrências, mesmo volume observado em 2017.

Embora os dados apontem ligeira quebra na sequência de aumento do crime, notado entre os meses de agosto, setembro e outubro, a região segue na contramão da redução atingida pela Capital e Estado na quantidade de assassinatos em seus respectivos territórios (veja tabela acima).

Conforme mostrado pelo Diário, na tentativa de reverter este quadro, o alto comando da Polícia Militar na região, sob responsabilidade do CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), tem discutido junto aos sete prefeitos a adoção de medidas mais rígidas visando intensificar a fiscalização da corporação. Uma das ideias em análise determina o fechamento de estabelecimentos situados em áreas vulneráveis e periféricas das sete cidades no horário noturno, assim como já ocorre em Diadema, onde as atividades devem ser encerradas às 23h.

De acordo com o coronel Ronaldo Gonçalves Faro, responsável pela PM no Grande ABC, de janeiro a setembro, 12% dos homicídios aconteceram nas proximidades de bares, o que justifica a importância da medida.

QUEDA
Assim como ocorreu nos últimos meses, a região em novembro novamente conseguiu reduzir os principais indicadores criminais. Destaque para o roubo de veículos, com queda de 26% no volume de casos – passou de 2.667 para 2.404. Apenas São Caetano teve alta neste indicador no mês passado (cresceu de 16 para 20). Os índices de furto de veículos também tiveram queda de 20% na quantidade de ocorrências – de 886 para 702.

Roubo e furto em geral tiveram baixa de 10% e 14%, respectivamente.

PRODUTIVIDADE
Em novembro, o trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar resultou em 15.496 prisões, realizadas em todo o Estado de São Paulo.

No mesmo mês, conforme balanço da SSP, 1.011 armas de fogo foram retiradas das ruas e 3.660 flagrantes de tráfico de drogas foram registrados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;