Economia Titulo
Empresa do Catar de olho nas ações da Petrobras e do BB
Por
21/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A Qatar Investment Authority pretende adquirir participação acionária na Petrobras e no Banco do Brasil. Fundo soberano do Catar, um dos maiores exportadores de gás natural liquefeito (GNL), o QIA conta com uma reserva de US$ 65 bilhões e uma voracidade por acumular uma diversificada carteira de participação acionária em empresas e bancos.

O ponto de partida para uma atuação mais presente no Brasil foi dado com a visita, hoje (20), do emir do Catar, xeque Hamad Bin Khalifa Al Thani, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A oferta da QIA foi apresentada ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, na terça-feira, antes da visita oficial do emir do Catar.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, a QIA costuma negociar diretamente com as companhias a concessão de ações e tende a se afastar da compra nas bolsas de valores. Esse foi o seu procedimento na aquisição de parcelas minoritárias do Credit Suisse e da Volkswagen.

No caso da Petrobras, não haveria como a empresa vender uma parcela de suas ações reservadas a controle privado, que são negociadas em bolsas de valores. "Mas, se for de interesse da Petrobras, isso pode ser discutido pelo conselho da empresa", disse Miguel Jorge.

Segundo o ministro, a Qatar Holding, que agrega empresas estatais do país, conta desde o ano passado com uma participação na Vale e pretende ampliá-la. Outro aspecto econômico-comercial da visita foi o interesse de atrair a participação de empresas brasileiras para projetos de infraestrutura no país - em especial, a construção de ferrovias, de estradas e de redes de esgoto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;