Setecidades Titulo No Maranhão
Simão retoma estudos e sonha com graduação

Ex-morador de rua deixou Santo André há dois anos para reencontrar a família

Por Yara Ferraz
29/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo Pessoal


 Dois anos após deixar as ruas da Vila Curuçá, em Santo André, onde vivia acompanhado de seus três cães, Simão Pinheiro da Costa, 46 anos, comemora a oportunidade de retomar os estudos. Desde que o ex-morador de rua voltou para sua terra natal, Buriti Bravo, no Maranhão, conseguiu se matricular na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e já vislumbra a possibilidade de cursar o Ensino Superior, na área de Contabilidade.

Simão ficou 26 anos longe da família, período em que teve a via pública como casa, em Santo André. Até então, ele só havia cursado até o 5º ano do Ensino Fundamental e se esforçava para conseguir ler livros. A mudança de vida aconteceu após reportagem do Diário mostrar a história do então desempregado. Com ajuda de amigos e familiares, que acabaram sendo encontrados, foi realizada campanha para a compra de passagens e ele, finalmente, conseguiu retornar para o Maranhão.

“Acordo bem cedo e vou trabalhar junto com o meu primo numa empresa de transportes. Trabalho como cobrador nas vans e fico o dia inteiro rodando. Chego em casa, por volta das 18h, e já vou para a escola”, contou animado.

Devido à facilidade com os números, ele tem como matéria preferida a Matemática. “Eu lembro que antes pegava livrinhos de sudoku e não conseguia resolver. Hoje, já consigo entender tudo. Por isso, penso primeiro em completar meus estudos e depois fazer o curso superior de Contabilidade. Quem sabe consigo voltar para estudar em uma grande universidade aí (em Santo André). Seria um sonho”, disse à equipe do Diário em conversa telefônica.

Além da retomada da vida acadêmica, Simão conseguiu reencontrar o pai. “Retomamos o contato e ele vem aqui direto para me visitar. Eu também larguei o vício no cigarro há mais de um ano e na bebida desde dezembro do ano passado. Foram muitas coisas boas na minha vida”, disse, emocionado.

Na época, ele embarcou junto dos seus três amigos fiéis, os cachorros vira-latas Negão, Neguita e Marrom. Os dois primeiros morreram de velhice, mas Marrom permanece ao lado de Simão na casa onde vive e que pertence aos parentes. “Ele (cachorro) já até arrumou namorada e passa o dia inteiro fora (de casa). Aqui tem bastante espaço e é bem tranquilo.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;