"Hoje, existe uma enorme sobrecarga no trânsito durante o dia e uma grande ociosidade à noite", observa o gerente de planejamento da CET, Carlos Alberto Ferraz Campos. Segundo ele, um dos entraves que dificultam o transporte noturno de cargas é o hábito arraigado no setor comercial de trabalhar das 8h às 18h.
Na avaliaçao de Ferraz Campos, a diminuiçao no tempo com a entrega noturna de mercadorias gera economia de custos para todos os envolvidos nas operaçoes: embarcadores, transportadores e comerciantes.
Para a CET, o trânsito caótico durante o dia vai acabar tornando a entrega noturna uma opçao praticamente inevitável. "O escalonamento dos horários de transporte de cargas nao pode ser ignorado pelas empresas, pois é conseqüência das dificuldades econômicas de hoje", acrescenta Ferraz Campos.
Na opiniao do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Sao Paulo e Regiao (Setcesp), Romeu Natal Panzan, a entrega noturna é uma das principais alternativas para a melhoria das condiçoes de tráfego em Sao Paulo.
Entre as vantagens do abastecimento noturno, Romeu Panzan enumera a eliminaçao dos picos de recebimento, a diminuiçao dos níveis de poluiçao e de congestionamento e o aumento da vida útil e dos níveis de utilizaçao dos veículos de carga. "As vantagens sao muitas; infelizmente, a idéia encontra resistências, principalmente do setor comercial", lamenta.
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