Diarinho Titulo
Por que o cão e o gato comem grama?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
10/01/2010 | 07:11
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A cadelinha de estimação de Gabriela de Amorim Lesser, 6 anos, de Santo André, come grama de vez em quando. "Acho que quando a Mel faz isso, deve estar com dor de barriga." A menina acredita que a planta funciona como se fosse um remédio, que ajuda a melhorar o mal-estar.

Não fique assustado se ver seu cão ou gatinho comendo grama com muito apetite. Isso é normal. Em algumas situações, eles sentem necessidade de ingerir fibra vegetal.

Embora a maioria dos cães e gatos de estimação alimente-se de ração, originalmente esses animais são carnívoros, ou seja adoram carne. Esse tipo de alimento quase não apresenta fibras, substâncias presentes em abundância nos vegetais.

A fibra é importante para auxiliar a digestão e a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos. Por isso, às vezes, os bichos sentem necessidade de devorar plantinhas.

Entre os felinos, elas ainda ajudam na regurgitação (vômito) de bolas de pelo, que se formam no estômago à medida que o gato lambe o próprio corpo para se limpar. Nos cães, a grama também melhora o funcionamento do intestino e ajuda a expulsar, por meio do vômito, alimentos que estejam causando mal-estar.

A ingestão de plantas não faz mal aos bichos. Caso não encontrem grama, podem comer outros alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, raízes e até flores, que também apresentam fibras. Lobos, raposas, tigres e leões, entre outros canídeos e felíneos, também fazem isso.

Os que vivem em cativeiro podem ingerir fibras na forma de rações. No Zoo de São Paulo, por exemplo, tigres, leões e onças recebem polpa de beterraba, que contém grande quantidade de fibras.

Consultoria de Bianca Priscilla Dognini, zootecnista da Divisão de Ensino e Divulgação do Zoo de São Paulo

Animais também ingerem terra e argila
Os bichos são muito espertos. Além de fibras, ingerem outras substâncias que funcionam como remédio natural, ajudando a melhorar a digestão. Macaco-aranha, anta, papagaio e arara, por exemplo, têm hábito de comer terra e argila. Isso ocorre depois que alimentam-se de frutos verdes (quando ainda não estão maduros), porque esses vegetais têm muito tanino, substância tóxica que pode prejudicá-los.

Terra e argila contêm substâncias capazes de impedir que o fruto faça mal. Além de evitar a intoxicação, são fontes de minerais importantes para o organismo, como o ferro (que previne contra anemia). Quando não há comida suficiente, os animais comem terra e argila para compensar a falta de nutrientes. Isso não faz mal para eles; o mesmo não ocorre com os humanos.

Ruminantes mastigam o tempo todo
Tem bicho que parece mastigar grama o dia inteiro. Isso acontece com os ruminantes (que são herbívoros e só comem vegetais) que, em geral, têm quatro estômagos. Entres os mais conhecidos estão vaca, boi, cabra, búfalo, camelo, dromedário, girafa, antílope e bisão.

Ao longo dos tempos, os herbívoros se adaptaram a ingerir rapidamente vegetais caso precisem fugir do predador na natureza. Por isso, costumam engolir muita comida sem mastigar direito. Depois que chega ao primeiro estômago, chamado rúmen, o alimento é devolvido à boca aos poucos para que seja triturado pelos dentes corretamente.

Só após esse processo é que a digestão ocorre de fato. A ruminação completa demora cerca de oito horas. Dentro dos estômagos há micro-organismos que transformam a comida em nutrientes para o bicho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;