Economia Titulo
Grande ABC gera saldo de 4.934 vagas
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
20/11/2010 | 07:05
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


O Grande ABC gerou, em outubro, saldo de 4.934 postos de trabalho formais. O setor de serviços capitaneou as contratações do mês, respondendo por 2.458 vagas. O resultado mantém o nível de emprego registrado em setembro, quando o montante foi de 4.669 oportunidades.

Os municípios que mais ampliaram a mão de obra foram Santo André, com 1.615 vagas, sendo 853 em serviços, São Bernardo, com 1.478, sendo 608 no setor e São Caetano, com 1.466, sendo 1.066 no segmento (veja arte ao lado).

"O setor de serviços é muito complexo e amplo. E realiza a intersecção de todos os setores que, com o crescimento de suas atividades, passaram a terceirizar as que não dizem respeito exclusivamente à sua área de atuação. Por exemplo, os serviços de transporte e comunicação dão apoio ao comércio", explica o diretor do departamento de indicadores sociais e econômicos da Prefeitura de Santo André, Dalmir Ribeiro.

Outro exemplo está relacionado à construção civil. Com o boom imobiliário e a construção de inúmeros edifícios, são contratados os serviços de incorporadoras, de venda e corretagem das unidades. Sem contar pintura e instalação de rede elétrica e encanamento dos apartamentos. Se a construção deve crescer 14% em 2010, o segmento de serviços pode pegar carona.

Segundo Ribeiro, o fato de o setor de serviços estar aquecido sinaliza que os outros segmentos também estão indo bem. E, de fato, estão. A indústria encerrou outubro com saldo de 1.581 postos de trabalho. No mesmo mês do ano passado, quando a economia estava se recuperando de todas as sequelas da crise e as contratações estavam sendo retomadas, o montante era de 1.627 vagas. Em outras palavras, o resultado está equiparado.

"É bastante positivo observar que a indústria ainda está contratando em outubro. Geralmente neste período ela tira o pé do acelerador por já ter atendido as demandas para o fim do ano. Neste ano, com a elevação da renda e com bastante crédito no mercado, o setor está se preparando para reforçar os estoques do período e dos primeiros meses do ano que vem", avalia Ribeiro.

O comércio registrou saldo de 473 vagas no Grande ABC e, a construção, 286 postos de trabalho.

Emprego formal bate recorde no País

Mesmo com queda no ritmo de expansão do emprego formal em outubro, as 204.804 vagas de trabalho com carteira assinada criadas no mês aproximaram o governo da meta estipulada para este ano. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho, nos dez primeiros meses as contratações superaram as demissões em 2,406 milhões, o melhor resultado da história.

Perto do alvo de 2,5 milhões de novos empregos, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse acreditar que o resultado deste ano será superior à meta. Confiante na força do mercado de trabalho principalmente nos setores de serviços e comércio, o ministro já projeta saldo positivo de 3 milhões de vagas no Caged em 2011.

Em outubro, o resultado foi ocasionado pela diferença entre o 1,620 milhão de admissões e o 1,415 milhão de desligamentos no mês. O setor de serviços foi o que registrou o maior saldo, com 86.207 vagas. Nos comércios varejista e atacadista, o saldo foi de 81.347 postos.

O saldo de contratações da indústria de transformação, que paga os melhores salários, foi de 46.932. Contudo, segundo Lupi, o ritmo de crescimento da criação de vagas no setor caiu, movimento usual para os últimos meses do ano, quando a maior parte das encomendas de Natal já foi distribuída.

As 11.412 vagas criadas em outubro na construção civil, desempenho mais modesto do que nos meses anteriores, também estariam relacionadas com a época do ano, segundo o ministro. "A proibição legal de contratações por causa do período eleitoral já ocasiona queda. E os empresários que planejam investir preferem esperar 2011 do que iniciar obra no fim do ano", argumentou Lupi. (da AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;