Setecidades Titulo São Bernardo
Jovens protestam contra ação truculenta da PM

Manifestantes tentam dialogar com prefeito Luiz Marinho durante evento, mas chefe do Executivo se recusa a debater o assunto

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
28/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Em protesto contra ação truculenta da PM (Polícia Militar), integrantes da Batalha da Matrix, evento cultural de São Bernardo, realizaram na noite de ontem manifestação no Centro do município. A ação terminou em confronto contra policiais e descaso por parte do prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT).

De acordo com integrantes da Batalha da Matrix, na terça-feira, por volta das 21h50, enquanto era realizada a última disputa do evento, policiais militares, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), começaram a atirar bombas contra o público de aproximadamente 500 pessoas para realizar a dispersão do local. “Não tinha sentido eles fazerem isso. Faltavam dez minutos para acabar o evento, conforme acordado. Quando tentávamos conversar, eles agrediam e empurravam”, relata um dos organizadores, Lucas Fonseca Vale, 23 anos.

Integrante do evento, Caio Chaparin, 18, foi um dos feridos durante a ação da polícia. “Eles me deram dois tiros de bala de borracha na perna. O pior de tudo é que tinha famílias no local. Já realizamos o evento há três anos.”

Revoltados com a ação da polícia e a falta de interesse da administração municipal em dialogar com o grupo, integrantes da Batalha da Matrix se reuniram ontem na frente do Terminal Rodoviário João Setti, de onde partiram para a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Aldino Pinotti. No local o prefeito Luiz Marinho participava de solenidade para entrega de títulos de regularização fundiária de moradores da Vila Chaminé.

Após terem sua entrada barrada por guardas municipais, manifestantes enfrentaram tumulto no momento em que o chefe do Executivo chegou ao local. Marinho entrou pela porta dos fundos para evitar o protesto.

Questionado em duas ocasiões pelo Diário sobre a ação truculenta, Marinho ignorou a equipe de reportagem e não respondeu as perguntas.

Procurada, a Prefeitura informou que na terça-feira a PM deu ordem para os jovens saírem do local após reclamações de perturbação de sossego, consumo de drogas e álcool. “Uma vez que não atenderam a ordem, a Polícia Militar utilizou de meios necessários para a dispersão”, concluiu a nota. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;