Esportes Titulo Olimpíada
Trajetos da tocha na região revelados
Por Dérek Bittencourt
22/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A rota da tocha olímpica pelo Grande ABC, no dia 23 de julho, está praticamente definida. Com exclusividade, o Diário conseguiu um cenário aproximado dos percursos em duas das três cidades nas quais o símbolo com o fogo que permanecerá aceso durante os Jogos do Rio passará na região: São Caetano, a primeira a ser visitada, e São Bernardo, onde encerrará o deslocamento por aqui com direito a evento festivo antes de pernoitar; apenas Santo André, argumentando “sigilo contratual”, recusou-se a informar o trajeto.

No total, 31,2 quilômetros de vias do Grande ABC servirão de palco para 152 condutores (32 em Santo André, 56 em São Bernardo e 64 em São Caetano) percorrerem entre 200 e 250 metros cada com a chama olímpica em mãos.

O percurso mais longo será pelas vias são-bernardenses: 12,2 quilômetros, em tour que iniciará na Avenida Winston Churchil e terminará no Poliesportivo da Avenida Kennedy, local que sediará show. Em solo são-caetanense, serão 12 quilômetros com trajeto que iniciará e acabará no Parque Chico Mendes. Já os andreenses receberão apenas sete quilômetros do revezamento e a única informação sobre o deslocamento é que o término será na Avenida Atlântica, antes de cruzar a divisa com São Bernardo.

Todas as 152 pessoas que carregarão a tocha têm alguma ligação com a região, seja esportiva ou não. Os nomes dos condutores são mantidos em sigilo pelas prefeituras, que puderam enviar ao comitê organizador lista com indicações, mas apenas entre três e quatro serão escolhidos. Em Santo André, por exemplo, a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain será uma das personalidades a participar do revezamento.

“Todos têm elo com o município. São atletas, expoentes do município, que têm identidade forte com São Bernardo”, explicou o secretário de Esportes da cidade, José Alexandre Devesa. “Os nomes foram indicados pelos currículos e históricos. Posso adiantar que todos estão ligados ao cenário esportivo de Santo André”, explicou o assistente de diretoria da Secretaria de Esporte e Lazer do município, Fábio Rubson da Silva. “As demais pessoas serão selecionadas pelos patrocinadores, a partir de inscrições, mas que tenham ligação com São Caetano”, afirmou Severo Neto, secretário de Esporte e Turismo são-caetanense.

A tocha iniciará o dia 23 em Santos, de onde seguirá para Guarulhos. De carro, virá para São Caetano, seguirá em caravana a Santo André e fechará o ciclo em São Bernardo, onde passará a noite após show que está sendo preparado pela Prefeitura. “Temos formato padrão que queremos melhorar. Estamos em captação de parceiros para dar um plus ao evento”, disse Devesa. No dia 24, o símbolo olímpico irá para a Capital. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;