Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quantas espécies de cães existem?
Por Tauana Marin
17/01/2016 | 07:11
Compartilhar notícia
Divulgação:


A espécie de cachorro que costumamos ter em nossas casas é uma só: a Canis familiaris. O que muda entre os cães são as raças. Hoje, há aproximadamente 400 tipos, consequência dos cruzamentos (quando uma cadela e um cão de raças diferentes têm filhotes) ao longo dos últimos 300 anos. 

Uma vez respeitado o porte (pequeno, médio e grande) do animal, o cruzamento não planejado resulta no nascimento de um filhote mestiço, ou seja, sem raça definida. Não há como prever certas características desse novo ‘tipo’ de cão – popularmente conhecido como vira-lata –, entre elas seu tamanho ao crescer, comportamento típico e o estilo de seu pelo.

Normalmente, as raças mais dóceis são as de porte pequeno, que pesam até 10 quilos quando adultos, casos do dachshund, lhasa apso, pug e poodle. O bom comportamento também está ligado aos cachorros de porte médio (de 11 a 25 quilos), a exemplo do beagle, cocker spaniel e dálmata. 

Os chamados ‘cães de guarda’ costumam ser mais agressivos, como, por exemplo, o pastor alemão, dobermam e rottweiler. Há também outros conhecidos como ‘cães de briga’, casos do bull terrier e american pit bull terrier. Claro que essas características dependem de caso para caso.

Um tipo pouco comum são os cachorros que puxam cargas ou trenós, a exemplo do malamute do Alaska, que vive na neve. Eles costumam não gostar de manifestações de carinho e são grandes trabalhadores.

Murillo Carvalho, 10 anos, de Santo André, não sabe dizer sobre as espécies de cães que existem. Ele sempre pede à mãe um cachorro grande, do estilo da raça São Bernardo.

Consultoria de Tânia Parra Fernandes, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Metodista de São Paulo, de São Bernardo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;