Política Titulo Santo André
PSDB sonda reeditar com PTB aliança eleitoral de 2004

Grupo liderado por Paulinho tenta compor com ala de Luiz Zacarias e consolidar 3ª via

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
03/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Thiago Benedetti/Arquivo DGABC


O PSDB de Santo André deu início a tratativas para reeditar em 2016 aliança eleitoral com o PTB formatada na eleição de 2004, então composta pelo ex-prefeito Newton Brandão (PSDB, morto em 2010) e o ex-deputado Duílio Pisaneschi (à época filiado ao PTB). A chapa majoritária, embora derrotada, foi para o segundo turno do pleito, com o chefe do Executivo na ocasião, João Avamileno (PT). Dentro desta proposta, o grupo do ex-parlamentar e pré-candidato tucano, Paulinho Serra, tem sondado, nos bastidores, o vereador Luiz Zacarias, também colocado como postulante ao Paço, na tentativa de composição e de se concretizar terceira via na disputa.

Paulinho aparece hoje em terceiro lugar, com 10,3%, no levantamento do DGABC Pesquisas, publicado pelo Diário, enquanto Zacarias, com 4,3%, surge na quinta colocação. Presidente do diretório do PSDB municipal, Marcelo Chehade sustentou que eventual alinhamento eleitoral aumentaria chance de levar a chapa conjunta para a etapa final da concorrência, porém, ponderou que os projetos serão tocados paralelamente e a conversa seria novamente levantada “lá na frente”.

“Nós queremos essa junção. Já demonstramos isso. O PTB é partido importante politicamente na cidade. É claro que esse processo passará por muito diálogo. Acreditamos que é possível haver essa união ainda no primeiro turno”, disse.

O PTB é cotado ainda por outros partidos com a proposta de integrar dobrada à Prefeitura. O Solidariedade, do postulante e também vereador Ailton Lima, busca ajuste neste sentido, bem como o PT, do prefeito Carlos Grana, que brigará pela reeleição. Zacarias admitiu que existem diálogos por composição de nomes no processo. Amenizou ao falar que até agora as conversas estão sendo amadurecidas, sinalizando que somente parceria com o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) continua fora de cogitação. “Entendemos que fica difícil enfrentar essa eleição tão disputada se não houver coalizão. Sem uma fusão complica alcançar (segundo turno). Atualmente, estamos um pouco mais afinados com o SD, mas a definição no âmbito de São Paulo é que apenas com o PSB ficará descartado.”

Ex-secretário de Obras, Paulinho vê a situação com “bons olhos” ao considerar que ambos apresentam-se como “alternativas novas e viáveis” no cenário a prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;