Internacional Titulo
Toledo tenta finalizar crise no Peru com novo gabinete
Por Da AFP
16/02/2004 | 08:58
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro peruano, Carlos Ferrero, anunciou neste domingo à noite um renovado gabinete ministerial, com oito novos ministros de filiação independente. A posse do recém-anunciado gabinete acontecerá nesta segunda-feira, no Palácio de Governo.

Em tese, o novo gabinete representa o fim da crise política que se abate sobre a administração do presidente Alejandro Toledo desde final de janeiro. O novo gabinete, o quinto nos 32 meses de gestão de Toledo, é liderado pelo primeiro-ministro Ferrero, cujo nome foi confirmado na sexta-feira.

Segundo o premiê, o novo governo trabalhará até julho de 2006, quando se completa o mandato de cinco anos de Toledo, que enfrenta pedidos de sua renúncia. Uma das novidades entre os integrantes dos 16 titulares do Conselho de Ministros é o retorno ao setor de Economia e Finanças do ex-titular Pedro Pablo Kuczynski, que fez parte do primeiro gabinete de Toledo, em 2001.

Já o ministro de Economia Jaime Quijandría voltará a ocupar o cargo de titular de Energia e Minas, pelo qual foi responsável até junho de 2003.

O presidente Toledo ratificou outros sete ministros em seus cargos: Relações Exteriores, Defesa, Interior, Comércio Exterior, Mulher, Agricultura e Moradia. De um total de 16 ministérios, 12 estarão ocupados por personalidades independentes, de acordo com Ferrero.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;