Cultura & Lazer Titulo
Diadema tem encontro com Imortal
Por Adriana Feder
Especial para o Diário
22/06/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Um dos grandes nomes da literatura nacional contemporânea, Moacyr Scliar, estará na Biblioteca Olíria de Campos Barros, em Diadema, amanhã, às 13h. O escritor gaúcho participará de bate-papo com a população e da abertura de exposição sobre sua vida literária.

Até dia 28 de julho, ficarão expostos fotos, textos e ilustrações de livros de Scliar. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h. A entrada é gratuita.

Autor de mais de 70 livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infantojuvenil, Moacyr Jaime Scliar já foi contemplado com diversos prêmios como o Jabuti, por três vezes, o da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e o Casa de las Américas. É integrante imortal da Academia Brasileira de Letras desde 2003, ocupando a cadeira 31.

Nascido em Porto Alegre, em 1937, Scliar se formou médico com especialidade em Saúde pública. Sua obra é marcada pela influência da comunidade judaica em que nasceu. Mas o universo judaico não é seu único tema, o escritor também explora realidade social da classe média urbana no Brasil e sua área de formação, a medicina.

Seu estilo leve e irônico lhe garantiu um público bastante amplo de leitores. Já teve obras publicadas em muitos países, e tem textos adaptados para o cinema, teatro, televisão e rádio. Entre suas obras mais importantes estão os romances O Ciclo das Águas, A Estranha Nação de Rafael Mendes, O Exército de um Homem Só e O Centauro no Jardim. O escritor também atua como colunista de jornais gaúcho e paulista.

VIAGEM LITERÁRIA
O encontro faz parte do programa Viagem Literária, lançado em 2008, realizado através de parceria entre a Prefeitura de Diadema e a Secretaria de Estado da Cultura. A proposta é levar escritores e contadores de história para as bibliotecas públicas dos municípios, para estimular o prazer da leitura, além de valorizar e revitalizar as bibliotecas. Diadema participa do programa a partir deste ano. Até novembro outras cinco atrações serão oferecidas ao público.

A Biblioteca Olíria de Campos Barros é um ponto de leitura da cidade e faz parte do projeto Livro Aberto do Ministério da Cultura para a modernização das bibliotecas neste ano.

Moacyr Scliar - Bate-papo e exposição. Na Biblioteca Olíria de Campos Barros - Avenida Sete de Setembro, 470, Diadema. Tel.: 4055-9200. Amanhã, às 13h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;