Cultura & Lazer Titulo
Filarmônica Vera Cruz na TV
Por Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
19/09/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


Recém-criada em São Bernardo, a Filarmônica Vera Cruz terá a seu favor um dos meios de comunicação mais eficientes. A orquestra regida por Júlio Medaglia será fixa no programa Prelúdio, que estreia a 6ª temporada hoje, às 16h, na TV Cultura. Essa é uma das novidades da atração semanal, que por cinco anos contou com formação musical exclusiva para a telinha. Medaglia, diretor artístico do programa, acredita que o fato acrescenta: "É uma orquestra que trabalhará regularmente".

Durante a pré-seleção dos 24 calouros de música clássica - que concorrem a bolsa de estudos na Alemanha e vaga como solista em concerto da emissora -, Medaglia se surpreendeu com o talento dos jovens: "Eles têm nível internacional. Na idade deles, eu ficava nervoso. Essa molecada entra de cabeça erguida e tem segurança fora do comum".

Outra novidade é a exibição das pré-eliminatórias, nos dois primeiros programas. Cerca de 60 candidatos, de 13 a 30 anos, fizeram testes acompanhados da pianista romena Dana Radu, da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado).

Nas eliminatórias, a cada domingo, cantores e músicos de vários instrumentos competem de igual para igual se apresentando como solistas da Filarmônica Vera Cruz. "Os jurados são de altíssimo nível e sabem reconhecer a qualidade do calouro independentemente do instrumento. Eles avaliam talento, técnica, estágio de desenvolvimento", disse.

A final, no dia 12 de dezembro, será transmitida ao vivo da Sala São Paulo. "No ano passado, parecia final de campeonato de futebol, o pessoal se manifestou. Lotou e 200 pessoas ficaram para fora", lembrou Medaglia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;