Diarinho Titulo Magali
Comilona comemora
50 anos com campanha saudável

Magali comemora aniversário e incentiva a
educação alimentar e a vida com saúde

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
02/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Todo mundo sabe que o passatempo preferido da Magali, da Turma da Mônica, é comer. Então, para comemorar seu aniversário de 50 anos, celebrado neste ano, a comilona criou uma campanha de incentivo à alimentação saudável. Sempre que a magrela aparecer em eventos, programas de TV e na web, vai relembrar a importância deste hábito.

Hoje, é muito fácil substituir refeição saudável pela industrializada. Além disso, nem sempre os pais têm tempo de cozinhar ou preparar o lanche do recreio. Por isso, é preciso fazer boas escolhas ao comprar na cantina da escola. Salgadinho e refrigerante todo dia fazem mal à saúde. Escolha frutas, sucos naturais, iogurtes desnatados e sanduíches com salada.

Nos quadrinhos, vemos que a Magali adora vegetais, legumes, pães, grãos e frutas, principalmente melancia. Igual a toda criança, ela também curte guloseimas, como sorvete, balas e chocolate. No entanto, sabe que, se exagerar em fast-food, refrigerante, sucos de caixinha, salgadinhos, entre outros alimentos com excesso de gordura, açúcar, sódio e calorias, pode ficar doente.

Entre os problemas causados por maus hábitos alimentares está a obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol alto, além de problemas respiratórios, ortopédicos e até prejuízo no sono – que pode interferir no desempenho escolar. Também afeta a autoestima.

Essas doenças são cada vez mais comuns na infância. No Brasil, a cada 100 crianças, cerca de 33 estão acima do peso e 14 estão obesas, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Já o colesterol alto afeta cerca de 20% das crianças no País, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Para evitar esses problemas, é preciso ter boa alimentação e fazer exercícios, como brincar de correr e pular. Os hábitos saudáveis dão energia para estudar, fazer as atividades do dia a dia e se divertir.

Chef Rebeca se inspira em Magali para cozinhar

Rebeca Chamma, 12, começou a cozinhar aos 4 anos, com ajuda do pai. Seu primeiro prato foi charuto de repolho. “Comer é a melhor parte”, diz a garota, que tornou-se chef mirim e já escreveu dois livros de receita.

A publicação mais recente, Festa da Rebeca - Receitas Deliciosas para muita Diversão (Editora Alaúde, 104 págs., R$ 39,90), foi exposta na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Na ocasião, Rebeca participou do evento Cozinhando com Palavras. “Quero ser apresentadora de TV, como a Ana Maria Braga.”

Na cozinha, a chef mirim sabe que ainda não pode mexer com fogo ou facas. “Para não me machucar, preciso da ajuda de um adulto. Meu pai sempre está observando quando cozinho”, lembra.

A garota é fã da Magali e se inspira na comilona para fazer receitas saudáveis. “Amo melancia, é minha fruta preferida. Também adoro comer de tudo, como ela.” Uma de suas receitas favoritas é a Torta a Passeio, com atum, azeitona e cenoura ralada. Aprenda a fazer no Blog do Diarinho (blogdiarinho.blogspot.com).

Publicidade incentiva consumo

Ao ver o comercial de fast-food na TV dá vontade de experimentar a guloseima na hora. A publicidade é feita exatamente para convencer as pessoas de que o produto é bom e, desse modo, aumentar a venda dele. O problema é que muitos desses alimentos fazem mal à saúde se consumidos em excesso. Por isso, especialistas defendem que a propaganda não deve ser dirigida ao público infantil.

É que na infância somos influenciados com mais facilidade, principalmente quando o anúncio está relacionado aos personagens que gostamos. Podemos acreditar em informações falsas, como a de que precisamos de determinado produto e que não faz mal à saúde. No Brasil, a publicidade infantil é proibida, mas muitas empresas desrespeitam a lei.

SAIBA MAIS: A Magali apareceu pela primeira vez em uma tirinha de jornal em janeiro de 1964. Mauricio de Sousa se inspirou na filha de mesmo nome da personagem para criar a personalidade da comilona, que só ganhou o próprio gibi em 1989. No mesmo ano, houve concurso para nomear o Mingau, gato da raça angorá. Ao longo dos anos, o modo como Magali era desenhada mudou. Começou com cabelos compridos e teve bochecha pontuda, até chegar aos moldes atuais.

Magali, filha de Mauricio de Sousa, afirma ser parecida com a personagem. “Adoro comer de tudo e sou da paz como ela. Se bem que, se tratando de comida, sou meio animal”, brinca. Apesar de ser boa de garfo, não curte muito cozinhar. “Prefiro a comida dos outros. Todos gostam de ver o prazer que tenho ao comer.” Seu prato favorito é bife à parmegiana. “Também amo arroz, feijão, bife e batata frita. De fruta, prefiro salada de frutas.”

CURIOSIDADES: No mundo, há cerca de 40 milhões de crianças com sobrepeso ou obesidade.

Segundo o IBGE, 80% das crianças brasileiras consomem mais açúcar do que o recomendado.

 

Consultoria de Társia Tórmena, nutricionista e mestre em Educação e Saúde pela Infância e Adolescência pela Unifesp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;