Memória Titulo
A pintura do Carmo e uma homenagem ao monsenhor Bibiano

São dois mil metros quadrados de afrescos que decoram há mais de 50 anos as paredes e teto da Catedral do Carmo...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


São dois mil metros quadrados de afrescos que decoram há mais de 50 anos as paredes e teto da Catedral do Carmo, em Santo André. A obra leva a assinatura dos irmãos Bastiglia - Enrico e Fernando. Foi feita entre 1952 e 1957 em estilo barroco neoclássico.

As pinturas são exuberantes. A impressão que oferecem é que são em alto-relevo. Anjos parecem soltar-se das paredes para acompanhar os passos dos fiéis. E há segredos e mistérios. Um deles: na parede atrás do altar-mor está desenhado, em tamanho natural, o pároco da época, monsenhor José Bibiano de Abreu, numa singela homenagem dos artistas que vinham diariamente a Santo André diretamente do bairro da Mooca.

Quem nos mostrou a localização do desenho do monsenhor Bibiano foi o nosso colaborador Humberto Moura, que nasceu no Centro de Santo André e aqui vive até hoje. Moura conheceu bem o religioso. Foi um dos seus coroinhas por volta de 1945. E como fiel do Carmo até hoje, acompanhou o acabamento e pintura da igreja.

Monsenhor Bibiano contratou as obras de arte da igreja do Carmo. Os primeiros desenhos ficaram prontos em 1953, quando Santo André celebrou o quarto centenário da homônima Vila de Santo André da Borda do Campo. As pinturas fazem alusão à data histórica, com uma ilustração da cruz do Santo André, no alto, na entrada da abóboda principal, onde está a assinatura de Enrico Bastiglia.

Vazamentos no telhado da catedral afetaram parte das pinturas. Os reparos na cobertura foram feitos e hoje é necessária a restauração dos afrescos. O preço elevado cobrado tem dificultado as obras, segundo o atual pároco, padre Décio Rocco, o que é um problema também enfrentado pela Matriz da Sagrada Família, em São Caetano.

Carmo e Sagrada Família são também verdadeiras galerias de arte sacra mesmo que não oficiais do nosso Grande ABC. Um patrimônio de todos que pode e deve mobilizar a comunidade católica das duas cidades.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 13 de junho de 1979

Manchete - Figueiredo exonera Harry Amorim (governador do Mato Grosso do Sul).

Antonios - São Bernardo realiza hoje na capela de Santo Antonio, no Batistini, missa em louvor aos Antonios da cidade, iniciativa do prefeito Antonio Tito Costa.

A comissão da missa é formada pelos Antonios Miele, Raposo Pimentel, Morassi, Francisco Mazato, Tavares Mesquita, de Pádua, Vanzella, Bonfiglio, de Abreu Filho (Paraíba), Catelani, José Fabris, Carlos Siqueira e Carlos Monteiro Nogueira.

Cinema - Morre John Wayne, herói do cinema americano.

EM 13 DE JUNHO DE...

1919 - Laura Duarte inaugura capela no morro de Santo Antonio, em Ribeirão Pires.

1959 - Rubens Marigo e Therezinha de Lima casam-se na igreja de Santa Terezinha, em Santo André. Os dois nasceram em Santo André: ele na Vila Apiaí, ela no Centro. Rubens é enfermeiro e administrador de empresas; por 12 anos foi o encarregado de compras da Casa da Esperança; Therezinha aposentou-se no laboratório Adolfo Lutz, de São Caetano.

No seu Jubileu de Ouro, o casal tem uma filha, Silvana, casada com Airton Luiz Muneratto; e duas netas: Giovanna e Giulianna, ambas com dois "enes" no nome.

1969 - Néri Voltolini, 21 anos, sagra-se Miss São Caetano em concurso realizado no Clube Atlético Monte Alegre.

1979 - Fundado o 13 de Junho FC, no Jardim Lavínia, em São Bernardo.

HOJE

Dia do Turismo.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Eldorado AM (700). Brasil de Todos os Tempos. As festas juninas no Nordeste: uma viagem para Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Leila Silva, Juca do Brás, composição dos andreenses Haroldo José e Romeo Tonelo; Bievenido Granda, Total (de Ricardo Perdomo), a pedido da ouvinte Marcilia Nogueira, do Itaim Paulista; e jingles marcantes do Bamerindus, Melatalic e Karmann-Ghia. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (92.5 - comunitária). Reminiscências. Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

MUSEU DO RÁDIO

PHILCO 1946. Rádio com caixa de bakelite. Seu design arredondado lembra a cara de um hipopótamo, conhecido por colecionadores americanos como hipo-rádio.

Coleção: Mauricio Marchini, de Mauá; contatos: 9881-3524; marchini12@hotmail.com .

MUNICÍPIOS PAULISTAS

No dia de Santo Antonio, o aniversário de Adamantina, Cordeirópolis, Coroados, Guaratinguetá, Junqueirópolis, Macatuba, Marinópolis, Martinópolis, Mirassolandia, Ocauçu, Paraibuna, Pradópolis, Rancharia, Santo Antonio da Alegria, Santo Antonio da Posse, Santo Antonio do Arancanguá, Santo Antonio do Pinhal, Suzanopolis, Taiuva, Urânia e Uru.

Santo Antonio é também padroeiro de Lins e Tambau.

SANTOS DO DIA

Antonio de Lisboa e de Pádua (que é o mesmo), Aquilina e Peregrino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;