Memória Titulo
Baronesa fotografada na Estação do Brás

Há 50 e poucos anos, o jornalista Hermano Pini filho fotografou a locomotiva Baronesa, a primeira do sistema ferroviário nacional...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Há 50 e poucos anos, o jornalista Hermano Pini filho fotografou a locomotiva Baronesa, a primeira do sistema ferroviário nacional, conforme aqui foi narrado na edição de 12 de junho. Seguem-se as informações de Hermano, que torce para que o projeto de construção de uma réplica da Baronesa dê certo. A réplica está sendo montada em Mairiporã, cidade da Grande São Paulo, por iniciativa do Museu de Arqueologia Industrial Thomaz da Cruz e com partes da máquina construída em Ribeirão Pires.

A eletrificação

Texto: Hermano Pini Filho

Fotografei a Baronesa, na Estação do Brás, no início da década de 1950. Eu estava num vagão ao lado, indo a São Paulo, quando notei a locomotiva histórica. Como estava com máquina fotográfica, não perdi tempo.

A Baronesa estava ali, com certeza, por ter na ocasião participado da cerimônia inaugural da eletrificação da ferrovia, no trecho São Paulo a Santo André.

A eletrificação da Santos a Jundiaí começou pelo trecho Jundiaí-São Paulo, que entrou em operação em julho de 1950. A partir de Jundiaí a eletrificação já existia, exemplo dado pela Companhia Paulista, ferrovia sempre mencionada como exemplo de eficiência, inclusive nos horários dos trens sempre rigorosamente observados.

Uma pena que tenham relegado ao abandono o trecho da Serra, depois da substituição do sistema funicular pelo de cremalheira. Procura-se agora conservar Paranapiacaba, como atração turística. Isso é bom. Seria melhor se em operação o funicular, com viagens turísticas no trecho entre o alto e o pé da Serra. Os muitos túneis e inúmeros viadutos, além da paisagem, mais os grossos cabos de aço passando por roldanas e produzindo ruído intrigante, deixariam encantados os viajantes da rápida e, sem dúvida, inesquecível viagem. Mas isso ficou para trás.

Bom exemplo o da Associação de Preservação Ferroviária. Ela faz circular regularmente, entre Campinas e Jaguariúna, composições puxadas pelas interessantes marias-fumaça, velhas barulhentas antigas máquinas; algumas além de centenárias, à espera de recuperação. Uma Baldwin, americana, é de 1895 (April 1895, como está na placa do fabricante). Outra locomotiva, que impressiona pelo tamanho, foi fabricada na Alemanha em 1927 e está em operação. Resta esperar que a réplica da Baronesa fique logo pronta.

PARA LEMBRAR...

30/4/1854 - Inaugurada, no Rio de Janeiro, a primeira estrada de ferro brasileira.

16/2/1867 - Inaugurada a Estrada de Ferro São Paulo Railway, entre Santos e São Paulo cortando o Grande ABC, à época chamado Freguesia de São Bernardo.

18/11/1951 - Inaugurada a eletrificação da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, antiga SPR.

8/4/1952 - Entra em operação o trecho eletrificado da mesma ferrovia, entre Santo André e Mauá.

ALMANAQUE

Coronel Oliveira Lima

Nome: João Baptista de Oliveira Lima.

Nascimento: Freguesia de São Bernardo, 24 de junho de 1851.

Vereador: 1895 a 1898; 1902 a 1913.

Falecimento: Ribeirão Pires, 26 de maio de 1935.

Foi presidente da Câmara Municipal de 1895 a 1896 e de 1898 a 1910. Este cargo era o principal da República Velha, ainda mais que o de prefeito. Oliveira Lima dá nome à via central de Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 24 de junho de 1979

Manchete: Brasil é contra o boicote ao mercado livre de petróleo

Prefeitos: Para Tito Costa, prefeito de São Bernardo, aposentadoria de ex-prefeitos é ilegal

EM 24 DE JUNHO DE...

1929 - Realizada a Festa do Padroeiro São João Batista defronte à antiga capela do Bairro dos Meninos, ponto inicial da quermesse de Rudge Ramos, em São Bernardo.

Hoje, às 19h, o padre Roberto Alves Marangon celebrará na Matriz de Rudge Ramos a missa solene da Natividade de São João Batista.

1939 - Atílio Pessegueiro e Benedito Pedroso vencem a prova de São João, realizada entre os funcionários da fábrica de móveis de Narciso Pelosini, de São Bernardo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Cinco cidades paulistas levam o nome de São João. A mais conhecida e antiga é São João da Boa Vista, de onde vieram muitas famílias para o Grande ABC. Temos também São João das Duas Pontes, São João de Iracema, São João de Pau d'Alho e Joanópolis.

Além dessas, também celebram aniversário hoje: Alto Alegre, Américo de Campos, Atibaia, Balbinos, Clementina, Gastão Vidigal, Ibaté, Iepê, José Bonifácio, Lucélia, Mirandópolis, Iandeara, Populina, Rio Claro (de 1827), Salto de Pirapora, Santa Albertina e Santa Fé do Sul.

São João da Boa Vista surgiu como povoado em 1821. Em 1838 (28 de fevereiro) foi elevado a freguesia e em 1859 (24 de março) a Vila, quando se separa de Mogi-Mirim. O patrono da cidade é o monsenhor João José Vieira Ramalho.

BIBLIOGRAFIA

Subsídios à História de São João da Boa Vista, de Theophilo de Andrade, editado em 1973 e cujo exemplar faz parte da biblioteca do pesquisador andreense Antonio Carlos Rizzo.

FERIADO

Hoje também é feriado religioso em Bertioga e Peruíbe.

HOJE

Dia Internacional do Leite, Dia do Caboclo (mestiço de branco e de índio), Dia das Empresas Gráficas, Dia da Força Aérea Brasileira e Dia Internacional da Ufologia.

GRÁFICOS

São duas datas comemorativas: 7 de fevereiro, festejada pelos gráficos; e 24 de junho, pelos empresários do setor, já que São João é também o patrono de Gutemberg, o inventor da imprensa.

SANTOS DO DIA

Fausto, Firmo e João Batista, que era filho de Zacarias e Isabel, primo de Jesus, a quem batizou. Daí o ‘Batista' do nome. A Igreja o celebra desde os primeiros tempos do cristianismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;