Setecidades Titulo Solidariedade
Cadastro para doadores de medula óssea supera meta

Campanha realizada em São Bernardo atingiu
500 participantes em apenas duas horas de ação

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
28/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Duas horas. Este foi o tempo necessário para que 500 pessoas aderissem, na manhã de ontem, a campanha para cadastro de doadores voluntários de medula óssea promovida por um grupo de moradores do bairro Baeta Neves, em São Bernardo.

De acordo com organizadores, além da campanha ter atingido a meta de cadastros prevista inicialmente, foram contabilizados ainda o registro de pelo menos 100 pessoas que se comprometeram a realizar posteriormente os testes de compatibilidade necessária para a doação.

Realizada com o apoio da Ameo (Associação da Medula Óssea), a campanha busca encontrar dentro do grupo de participantes cadastrados doadores compatíveis com três pacientes que residem no bairro e aguardam o transplante de medula óssea, dentre eles Fabio Alan de Aguiar Correa, 25 anos, idealizador da ação.

“Ver o engajamento das pessoas em ajudar o próximo, sem muitas vezes nem conhecê-lo, nos dá esperança de dias melhores. Encerramos a campanha com um sentimento de gratidão”, revela Correa ao falar do sucesso da iniciativa.

A ação que está em sua segunda edição, desta vez, também visa encontrar doadores para os pequenos Alice e Dhavi, com 2 e 4 anos, respectivamente. Ambos realizam tratamento e aguardam a doação de medula óssea.

“Desde de fevereiro quando recebemos o diagnóstico temos nos empenhado no tratamento da Alice. Depois do sucesso da campanha de hoje (ontem), onde tantas pessoas estão se propondo a nos ajudar, fico fortalecido em seguir em frente”, revela Fabio Anaga, 33 anos, responsável pela pequena Alice que no momento segue internada realizando o tratamento.

A campanha (que movimentou as redes sociais) atraiu participantes de diversos locais. Moradora do bairro Tatuapé, na Capital, a auxiliar administrativo Michele Bernardo Rosa, 27, foi uma que aderiu a campanha. “Ver que um simples gesto pode mudar a vida de quem precisa nos dá sensação de dever cumprido”, relata.

A confeiteira Margarida Maria da Silva, 36, reside em São Bernardo e também marcou presença no evento para realizar seu cadastro. “É uma coisa simples, mas com uma importância sem dimensão. Podemos fazer a diferença no tratamento de uma pessoa querida”.

 

CADASTRO

Interessados em se cadastrar no banco de doadores de medula óssea podem realizar seu registro diretamente no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, localizada na Rua Marquês de Itu, 579, Vila Buarque, na Capital.

Podem participar pessoas entre 18 e 54 anos. Os testes de compatibilidade são realizados a partir da coleta sangue de segunda à sexta das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 15h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;