Cultura & Lazer Titulo Luto
Adeus, professor Linguiça

Morre Rubén Aguirre Fuentes, ator
mexicano que deu vida ao Professor Girafales

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
18/06/2016 | 06:34
Compartilhar notícia
Divulgação


 Como se esquecer da elegância com que sempre chega com seu chapéu e terno à vilinha onde moram figuras como Chaves, Seu Madruga, Dona Clotilde, Chiquinha e, é claro Dona Florinda, que é sempre presenteada por ele com flores, seja inverno ou verão. Responsável por dar vida ao personagem Professor Girafales no seriado Chaves, o ator mexicano Rubén Aguirre Fuentes dá adeus ao mundo. Ele morreu ontem, aos 82 anos. Sofria de diabetes e problemas renais e, recentemente, passou 11 dias internado por conta de uma pneumonia, causa de sua morte.

Nascido em 15 de junho de 1934, o ator, pai de sete filhos, estava afastado dos palcos desde 2007, ano em que sofreu acidente de carro.

Responsável por educar toda a turminha do seriado e por ser o professor predileto de muitos brasileiros que acompanham (ou acompanharam) a série, há décadas na grade do SBT, Professor Girafales, chamado por Chaves, ‘sem querer querendo’, de Professor Linguiça, fez história e marcou a infância de muita gente.

Fernanda Silveira, 34, vendedora, de Mauá, cresceu com a companhia da turminha. “O Chaves e o Professor Girafales representam minha infância sem malícia, que não precisava apelar para ser engraçado. Eles mostraram atitudes inocentes de quem pode ser feliz com tão pouco e resumem totalmente minha infância até os dias de hoje. São meus super-heróis”, diz.

Administrador do fã-clube Chaves e Sua Turma (www.facebook.com/chavesesuaturma), Junior Achiles, de São Caetano, lembra do ator e do personagem com carinho. “Nunca tive aula com o Professor Girafales, mas sinto que ele foi o meu melhor professor, o que mais me acompanhou na infância e que ainda faz parte do meu dia a dia.”
Em sua conta no Twitter, o ator Edgar Vivar, o Senhor Barriga de Chaves, que veio a Santo André em abril deste ano, publicou sua última foto ao lado do ex-companheiro de TV e escreveu: “Meu professor favorito, descansa em paz... Hoje (ontem) meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta.”

Hoje, no Memorial da América Latina, em São Paulo, a partir das 12h, haverá encontro de fãs do seriado Chaves para homenagear o Professor Girafales.

Rubén Aguirre Fuentes se foi, mas na memória de seu público e nos corações de tantos e tantos, Professor Girafales segue firme, vivo, com a famosa fala ‘Táááá, Tááá, Tá, Tá!’, quando alguma criança apronta algo, sendo interrompido pelos alunos durante suas explicações na sala de aula e sempre preparado para uma xícara de café ao lado de sua grande paixão, Dona Florinda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;