Memória Titulo Memória
Lá vai a Receita, em busca da casa própria...

Os passos que a Receita Federal do Brasil deu na cidade...

Por Ademir Medici
23/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Os passos que a Receita Federal do Brasil deu na cidade. Foram sete endereços, desde que o menino Wilson Joaquim Rodrigues foi admitido como office-boy na década de 1950:

1 – Rua Bernardino de Campos, 136.

2 – Rua Luiz Pinto Flaquer, 511. Ali funcionou a Coletoria Federal no 2º andar e o Imposto de Renda no 1º.

3 – Rua Cesário Motta, esquina com a Rua Xavier de Toledo, até 1967.

NOTA – Na Cesário Mota o IR funcionava como uma delegacia. Perdeu o status. Reduziu-se a simples agência.

4 – Rua Justino Paixão, no prédio da Caixa de Pensões dos Servidores Municipais.

NOTA – O ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, recria a delegacia da Receita Federal, que deixa de ser mera agência.

Ao ler no Diário Oficial a criação, Wilson Rodrigues trabalhava em São Paulo e pede para retornar a Santo André. Tempo do delegado Mário Avancini. Uma leva de funcionários desloca-se para cá, leva que alguns anos depois inauguraria o prédio próprio da Receita Federal.

5 – Rua Siqueira Campos. Ali é montada a nova Delegacia do Imposto de Renda.

6 – Avenida Gilda, 45, o famoso prédio redondo.

7 – Avenida José Caballero, atual endereço, em prédio construído pelo Banco do Brasil, que o considerou um elefante branco, oferecendo-o ao delegado Mário Avancini.

Iniciou-se um longo processo com Brasília. E o negócio foi fechado por um preço bom. Uma aplicação. Acabava a era dos aluguéis. Casa própria, agora, para alegria de funcionários como o nosso Wilson Rodrigues, que volta no tempo.

– Quando completei 18 anos, fui ao correio buscar a correspondência e vi um envelope com o emblema do Ministério da Fazenda. Alguma coisa dentro de mim me falou: “Wilson, é a sua nomeação.”

Não deu outra. Entreguei o envelope fechado ao delegado, Sebastião Sandreschi, que me chamou:

– Parabéns, você foi nomeado.

Eu fazia aniversário no dia 1º de dezembro. Fui nomeado uns dias antes, extranumerário tarefeiro. O cargo mais humilde, que não exigia concurso público. No futuro, participaria de concursos e galgaria novas funções.

Amanhã na Segunda Semana Santo André 2016:

- Portinari, coletor federal em São Bernardo

- Rio e Brasília de olho na arrecadação de Santo André

- E tudo era feito manualmente...

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.

- Vinte e quatro horas por dia no ar, com programas especiais aos fins de semana:

- Rádio Vitrola, sábados, 22h, com reprise aos domingos, 7h.

- Clássicos sertanejos, domingos, 6h.

- Momento Jovem Guarda – domingos, 10h, com reprise às 22h.

- Ao som de um bolero – domingos, 11h

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, as presenças da irmã Terezinha Brito e Arlete de Camargo Bueno, da Associação Beneditina de Assistência Social. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. Jornalista Milton Parron – produtor e apresentador, coordenador do Cedom (Centro de Documentação e Memória da Band) – discorre sobre a pauta deste fim de semana:

- Iniciaremos uma série sobre serestas, serenatas e seresteiros. Recuaremos 60, 70 anos, até os tempos dos cantores do rádio, com as vozes primorosas de Orlando Silva, Vicente Celestino, Gilberto Alves, Carlos Galhardo, Francisco Alves, sem deixar de lado as mulheres, Elizete Cardoso, Ely Camargo, Inezita Barroso, Dalva de Oliveira, Angela Maria e muitos outros.

- As músicas e as estórias de cada um, contadas por eles próprios.

- Iniciaremos a série com Nelson Gonçalves, uma figura saudosa e trajetória de vida riquíssima, do ponto de vista jornalístico. De origem extremamente pobre, menino, ainda, cantava em praça pública em cima de um caixote enquanto seu pai, fingindo-se de cego, recolhia esmolas com um chapéu.

- Nelson Gonçalves tornou-se um dos mais reverenciados e bem sucedidos intérpretes da nossa MPB. Conheceu a glória e o inferno por causa das drogas. Tenho certeza que os ouvintes vão se deliciar com os relatos de todos esses artistas que estarão nos próximos cinco ou seis programas.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 23 de abril de 1986 – ano 28, nº 6115

Manchete – Kadhafi (Muammar Kadhafi, dirigente líbio) promete nova ofensiva contra os EUA

São Bernardo – Lixão do Alvarenga é ainda usado.

São Caetano – Campanha contra os ratos.

Mauá – Córrego do bairro IV Centenário desmorona.

Música – Hermeto Pascoal, bruxo alagoano, revitaliza seu universo e lança novo disco: Brasil Universo.

Polícia – Violência cresce no fim de semana: das 18h de sexta-feira até 0h de terça-feira ocorreram mais oito assassinatos na região.

Em 23 de abril de...

1616 - Morre em Madri Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote.

1916 – Grande número de alunos do Grupo Escolar de Santo André atacado pela coqueluche.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Chamada de novas classes na Itália.’

1956 – Constituída, em São Caetano, a Construtora Lorenzini.

- Sua primeira razão social foi Oberhuber & Lorenzini Ltda. A sede legal ficava em São Paulo, à Rua Três de Dezembro, 61, 8º andar, esquina com a Rua Boa Vista, no então coração econômico da Capital.

- Mas desde o início os negócios centralizavam-se no Centro de São Caetano. Durante 12 anos, de 1956 a 1968, os engenheiros José Lorenzini e Kurt Waldemar Oberhuber mantiveram sociedade. De 1968 até hoje, a Construtora Lorenzini é mantida pela família de José Lorenzini, morto em 1998, aos 65 anos.

1976 – Bacharel Wilson Rodrigues assume o cargo de titular da Delegacia Seccional de Polícia do Grande ABC. Substitui a Paulo de Almeida Vinhas.

Hoje

- Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

- Dia Mundial do Escoteiro

- Dia Nacional do Choro

- Dia do Torcedor Corintiano (comemorado em São Paulo desde 2007)

Santos do Dia

- São Jorge. Viveu no Império Romano no século 3. Era soldado. Chegou a capitão. De formação cristã, rebelou-se contra os ídolos adorados nos templos pagãos, o que lhe custou a vida, degolado que foi. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina. Foi escolhido como padroeiro de Gênova e de várias cidades da Espanha, Portugal, Lituânia, Inglaterra e um sem número de localidades no mundo todo.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Adalberto de Praga

- Bv. Egídio de Assis 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;